""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Apanhador Só lança “Acústico-Sucateiro”

Por: Fernanda Blammer

Poderia ser um desses discos onde algum grande nome da MPB revê seus clássicos em formato acústico, ou talvez a continuação do projeto Partimpim da Adriana Calcanhotto, mas não são apenas os quatro integrantes do Apanhador Só, brincando de fazer música dentro do divertido Acústico-Sucateiro, novo lançamento da banda gaúcha. Depois de dar vida a um dos trabalhos mais belos de 2010, o grupo gaúcho volta para reinterpretar seus recentes clássicos, todos imersos em uma sonoridade acústica construída através da inventiva utilização de… Sucata.

Valendo-se de nove canções retiradas do álbum de estreia, mais a inédita Na Ponta Dos Pés, conhecida das apresentações ao vivo, o disco, que será lançado apenas em fita-cassete (ou em MP3 para quem não tem acesso a tal “mídia”) transita na mesma temática escolhida pelo Pato Fu em seu último disco, o delicioso Música de Brinquedo (2010). De raladores de queijo à sacolas de supermercado, passando por um cantil de escoteiro e até a tradicional bicicleta da banda, tudo vira instrumento para o novo trabalho.

Na bela Nescafé, por exemplo, a banda destila toda sua sonoridade valendo-se de um tecladinho (desses encontrados em loja de R$1,99), um violão de brinquedo e um Walkie-Talkie modificado. O detalhe, entretanto, fica por conta da percussão, elaborada através da utilização do excêntrico ralador, um surdo e um tambor de 1 polegada. O mesmo vale para Prédio, que parece ainda melhor “tocada” com o uso de uma sacola plástica, bicicleta e um pedaço de conduíte, um daqueles canos amarelos utilizados para esconder a fiação elétrica nas construções.

O álbum conta ainda com um divertido manual de instruções, com a banda ensinando passo-a-passo como o ouvinte pode fazer uso da “misteriosa” Fita K-7. Além dos direcionamentos, o encarte vem com um conjunto de ilustrações – todas de Diego Gerlach – com os instrumentos utilizados na produção do trabalho. O álbum pode ser adquirido nos shows da banda – através da compra ou pela troca por cinco fitas usadas, mas em boas condições – ou baixado de maneira gratuita na página do grupo.

Download


One thought on “Apanhador Só lança “Acústico-Sucateiro”

Comments are closed.