Arooj Aftab: “Mohabbat”


Nascida no Paquistão, porém, residente na região do Brooklyn, em Nova Iorque, Arooj Aftab é um cantora, compositora e multi-instrumentista que conta com dois ótimos trabalhos de estúdio, Bird Under Water (2014) e Siren Islands (2018). No repertório produzido pela artista paquistanesa, composições que transitam entre o jazz, o folk atmosférico, o erudito e a música oriental. São canções que partem das histórias e vivências melancólicas da musicista, porém, estabelecem no profundo refinamento dos arranjos, melodias e vozes o estímulo para a formação de linguagem universal.

Exemplo disso acontece na recém-lançada Mohabbat. Ponto de partida para o terceiro álbum de estúdio de Aftab, Vulture Prince (2021), a canção preserva a essência dos antigos trabalhos da cantora, porém, utiliza da limpidez explícita nos vocais como um precioso componente de transformação e busca por novas possibilidades criativas. De fato, desde o primeiro disco de inéditas, Bird Under Water, que a voz da paquistanesa não parecia tão destacada, direcionamento que faz lembrar do som produzido por Angel Olsen, Bedouine e outros nomes que surgiram na última década.

Vulture Prince (2021) será lançado em 23/4 via New Amsterdam.



Arooj Aftab – Mohabbat

Jornalista, criador do Miojo Indie e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.