Björk: “Arisen My Senses” (Feat. Arca) [VÍDEO]

 

Durante o período de acasalamento, cada animal, independente da espécie, se orienta de forma a investir em um curioso método de atração. Enquanto alguns se comunicam de forma visual, reforçando a coloração da plumagem, órgãos sexuais aparentes e áreas específicas do corpo, outros investem no uso delicado do som, compondo melodias e ruídos ambientais com o único fim de reprodução e consequente perpetuação da espécie. Surgem ainda aqueles que investem na comunicação tátil, detalhando movimentos ritualísticos, por vezes hipnóticos, como uma confissão romântica em forma de dança.

Ainda que de forma simbólica, talvez oculta em camadas de fino humor, é exatamente isso que Björkbusca alcançar com Utopia (2017, One Little Indian), 9º registro de inéditas da carreira: um particular ato do acasalamento. Está na imagem de capa ou mesmo no material de divulgação do registro, parceria com Jesse Kanda (FKA Twigs), cores e formas destacadas, por vezes simulando vaginas e elementos fálicos, além a dança cósmica montada para o clipe de The Gate. Cada elemento parece visualmente pensado para fazer da cantora e compositora islandesa uma criatura animalesca, fértil, em busca de um provável parceiro. Leia o texto completo.

Em uma sequência de ótimos clipes que inclui The Gate, Blissing Me e Utopia, Björk apresenta agora o vídeo de Arisen My Senses. Trata-se de uma colaboração com Arca e Jesse Kanda, parceiros durante toda a execução do último álbum da islandesa, e que preserva o conceito do acasalamento e da redescoberta do amor explorado ao longo da obra. Utopia ficou em 19º colocado na nossa lista dos 50 Melhores Discos Internacionais de 2017.

 

Björk – Arisen My Senses (Feat. Arca)

Veja também:


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to friend