Charlotte Gainsbourg: “Lying With You” (VÍDEO)

 

O passado ronda de forma quase sufocante o presente de Charlotte Gainsbourg. Filha de um dos personagens mais importantes da música francesa no último século, Serge Gainsbourg (1928-1991), a cantora, compositora e atriz franco-britânica passou grande parte dos últimos anos trabalhando na construção da própria identidade musical. Pinceladas eletroacústicas e visitas à obra do falecido pai que fizeram de cada novo registro de inéditas, caso de 5:55 (2006), obra produzida em parceria com o conterrâneo inglês Nigel Godrich (Radiohead), e IRM (2009), encontro musical com o norte-americano Beck, os primeiros fragmentos de um precioso exercício de maturação criativa.

Entregue ao público depois de um longo período de hiato – a artista passou os últimos anos se dedicando ao cinema, trabalhando em filmes como Melancolia (2011) e Ninfomaníaca (2013) –, Rest (2017, Because), quinto álbum de inéditas de Gainsbourg, talvez seja o registro onde todas essas referências instrumentais, possibilidades e vivências se encontram e crescem substancialmente. Trata-se de uma obra marcada de forma expressiva pelo peso da morte – do pai e da meia-irmã, a fotógrafa Kate Barry (1967-2013) –, além de mergulhar em temas como alcoolismo, medos e outros conflitos intimistas da cantora. Leia o texto completo.

Uma mansão decadente, fragmentos da infância e presença constante da morte em forma de memória. Para o clipe de Lying With You, Charlotte Gainsbourg resgatou uma série de elementos, instrumentos e objetos do pai, o cantor Serge Gainsbourg (1928-1991), dialogando com a atmosfera sombria que toma conta do álbum Rest (2017), lançado há poucas semanas.

 

Charlotte Gainsbourg – Lying With You

Veja também:


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to friend