Criolo: “Duas de Cinco” e “Cóccix-ência”

/ Por: Cleber Facchi 15/10/2013

Criolo

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Criolo pode ter circulado por todo o país (e até mesmo fora dele), firmado parceria com Emicida e alcançado de forma definitiva o grande público, mas a relação com o bem recebido Nó na Orelha (2011), último registro em estúdio, ainda permanece clara e constante. Em Duas de Cinco e Cóccix-ência, mais novas composições do rapper, pouco parece ter se transformado nos versos e sons que acompanham o trabalho do paulistano há mais de dois anos. Um resultado que a segunda canção revela em um quase autoplágio (do hit Grajauex) e a primeira em uma série de conceitos típicos da metade final do registro de 2011.

Se Cóccix-ência é automaticamente descartada em um abrigo de pequenas redundâncias – ou talvez se manifeste como um presente para quem nunca ouviu o rapper antes -, Duas de Cinco mostra que Criolo ainda carrega uma sequência de bons versos, apenas, ponderados. Com referências ao trabalho de Carlos Drummond de Andrade, uma crítica ao consumo de drogas (principalmente o álcool e a cocaína), além de um discurso que olha para diferentes aspectos da sociedade, a faixa trafega por um terreno cinza, típico dos versos tratados em Sucrilhos e demais canções instaladas em Nó na Orelha. Quase encaradas como sobras do último disco, as duas novas faixas são os primeiros passos para o que deve marcar toda a construção do próximo álbum do artista, ainda sem data de lançamento ou outras informações aparentes.

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Criolo – Cóccix-ência

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Criolo – Duas de Cinco

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.