"This (Is What I Wanted to Tell You)"

Ano: 2019
Selo: City Slang / Merge
Gênero: Alt. Country, Folk, Eletrônica
Para quem gosta de: Bon Iver e Bill Callahan
Ouça: Everything for You e The December-ish You
Nota: 8.0

Crítica | “This (Is What I Wanted to Tell You)”, Lambchop

Com mais de três décadas de carreira, Kurt Wagner e os parceiros de banda no Lambchop poderiam facilmente investir na produção de um material cada vez menos inventivo, buscando conforto e estabilidade no extenso repertório conquistado ao longo dos anos. Satisfatório perceber em toda a sequência de obras entregues pelo coletivo desde o fim da última década um permanente esforço criativo e busca por novas possibilidades. Do uso de elementos do R&B, em Mr. M (2012), passando pela forte relação com a música eletrônica, no curioso Flotus (2016), perceba como a banda de Nashville assume um novo direcionamento estético a cada registro autoral.

Primeiro trabalho de inéditas do grupo em um intervalo de três anos, This (Is What I Wanted to Tell You) (2019, City Slang / Merge) não apenas preserva esse mesmo caráter inventivo, como transporta parte do som produzido pela banda do Tennessee para um novo território criativo. São ambientações eletrônicas, inserções minimalistas e arranjos que preservam a essência do material produzido em Flotus, porém, partindo de uma estrutura essencialmente atmosférica, por vezes abstrata e jazzística.

Exemplo disso está na lenta montagem da própria faixa-título do disco. Da formação das batidas e temas eletrônicos, passando pela voz melancólica e metais que se encaixam de forma sempre econômica, cada elemento da canção parece surgir e desaparecer em uma medida própria de tempo. É como se o grrupo ampliasse tudo aquilo que havia sido testado em faixas como The Hustle e In Care of 8675309, cercando e confortando o ouvinte em um ambiente marcado pela completa delicadeza dos arranjos.

Em The December-ish You, sexta composição do disco, o mesmo refinamento eletrônico, porém, partindo de uma base orgânica e detalhista, estrutura que naturalmente aponta para as canções do Lambchop em obras como OH (Ohio) (2006). São camadas de pianos e guitarras que flutuam em meio a pequenas reverberações eletrônicas, arrastando o ouvinte para dentro de um verdadeiro labirinto de experiências, conceito também explícito em músicas como The New Isn’t So You Anymore e toda a primeira metade do álbum.

Mesmo dentro desse ambiente marcado pela completa leveza dos arranjos, melodias e vozes, curioso perceber em faixas como Everything for You um curioso ponto de transformação para o registro. Música mais acessível do trabalho, a canção não apenas rompe com o clima atmosférico do restante da obra como aproxima o Lambchop de uma estrutura típica da música pop. Difícil não lembrar de nomes como Toro Y Moi, efeito da voz cíclica que serve de complemento às batidas e temas dançantes.

De essência curiosa, This (Is What I Wanted to Tell You) transita entre instantes de parcial recolhimento e melodias aprazíveis que mostram o esforço do Lambchop em dialogar com uma parcela maior do público. Trata-se de uma obra marcada desejo do coletivo norte-americano, principalmente Kurt Wagner, em se reinventar dentro de estúdio, porém, resgatando parte da atmosfera e elementos que consolidaram o trabalho da banda há duas décadas, durante o lançamento de obras como What Another Man Spills (1998) e Nixon (2000).