Disco: “A Banda Mais Bonita Da Cidade”, A Banda Mais Bonita Da Cidade

/ Por: Cleber Facchi 03/11/2011

A Banda Mais Bonita Da Cidade
Brazilian/Indie/Alternative
http://www.abandamaisbonitadacidade.art.br/odisco/

 

Por: Cleber Facchi

 

No Brasil ou mesmo no restante do mundo existe um estranho sentimento de que se um artista é conhecido do grande público ou circula com destaque pelos principais circuitos culturais, ele automaticamente será incapaz de promover um trabalho realmente satisfatório. Quanto mais conhecida a banda, menos capacitada a desenvolver um projeto gratificante ela será. Entretanto, quem joga com essa lógica falha terá de rever seus conceitos ao se deparar com a estréia do grupo curitibano A Banda Mais Bonita Da Cidade, coletivo que não apenas comprova estar além de um único hit, como transforma seu debut em uma sequência de acertos e faixas simplesmente memoráveis.

Aos que acompanham o trabalho dos curitibanos desde que suas primeiras composições passaram a ecoar pela rede há pouco mais de dois anos, provavelmente encontraram no clipe da faixa Oração um ponto de ascensão da banda paranaense. A boa repercussão através de toda a imprensa nacional serviria para abrir uma série de portas ao grupo, que até o presente momento contava com um catálogo mínimo de composições e raras apresentações ao vivo. Já aos que nunca ouviram falar do trabalho dos curitibanos, o efeito talvez tenha sido outro.

Entre críticas e incontáveis sátiras ao comentado clipe, o que acabou predominando foram as dúvidas, afinal, quem ou o que era aquele excêntrico grupo de músicos que cantavam, rodopiavam e se revezavam no uso de diversos instrumentos? A reposta para essas perguntas acabam sutilmente esclarecidas quando chegam os segundos finais da faixa Cantiga de Dar Tchau, última canção do primeiro trabalho da banda curitibana e música que fecha uma sequência de bem planejadas passagens pelo rock alternativo, MPB, doses sintomáticas de um indie rock nada convencional e por que não, música pop.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=Ad0lGLckrYQ?rol=0]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=QW0i1U4u0KE?rol=0]

Totalizando 12 composições – sim, Oração está entre elas – a homônima estréia do grupo curitibano – hoje composto por Uyara Torrente, Rodrigo Lemos, Vinícius Nisi, Diego Plaça e Luis Bourscheidt – amarra com firmeza o uso de uma instrumentação primorosa, letras que escapam do óbvio e um vocal intensamente explorado, garantindo desde composições tomadas pela calmaria, até faixas inundadas por um sentimento grandioso. Volátil em todas suas estâncias, o registro transita por diferentes setores da música, promovendo tanto músicas carregadas por estética esquizofrênica (Mercadoramama e Solitária), até faixas tocadas por uma sutileza lírica e vocal (Boa Pessoa).

Mesmo que a presença instrumental e poética de Rodrigo Lemos (ex-Poléxia) esteja por todos os cantos do trabalho, é Uyara quem acaba chamando as atenções. Mais do que uma figura passiva aos comandos instrumentais de seus parceiros de grupo, Torrente transforma sua voz em um elemento de destaque do registro, soando como uma louca, romântica, excêntrica e melancólica, não apenas dando formas aos versos anunciados pelas faixas, mas interpretando-os com verdadeira intensidade. Se uma hora é a calmaria que prevalece, nos segundos posteriores ela surge com a exaltação, quebrando qualquer tipo de regra ou possível linearidade das canções.

Assim como é vasta a maneira como os vocais de Torrente são explorados, vastos são os gêneros musicais que entrecortam o trabalho. O apoio em distintos campos da música acaba posicionando o ouvinte dentro de um variado universo sonoro, transformando cada nova audição do disco em uma somatória de ineditismos e faixas que misteriosamente reconfiguram suas lógicas. Esse vasto conjunto de elementos, sons e fórmulas que delimitam todas as canções acabam por fim traduzindo a grandiosidade do registro e da própria banda, que acaba transformando a famigerada Oração em uma mínima parte de todo um vasto caleidoscópio musical.

A Banda Mais Bonita Da Cidade (2011, Independente)

 

Nota: 8.0
Para quem gosta de: Marcelo Jeneci, Banda Gentileza e Apanhador Só
Ouça: Canção Pra Não Voltar

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.