Disco: “Ambition”, Wale

/ Por: Cleber Facchi 01/11/2011

Wale
Hip-Hop/Rap/Alternative
http://www.myspace.com/wale

Por: Cleber Facchi

Wale sempre foi um rapper especialista em desenvolver boas mixtapes e não trabalhos em estúdio. De fato, muito antes de qualquer possível repercussão com seu primeiro disco “oficial” em 2009, Attention Deficit, o norte-americano vindo de Washington DC proporcionou uma série de excelentes registros independentes, trabalhos tomados de uma naturalidade undergrond e bem posicionados dentro do sempre mutável cenário voltado ao hip-hop alternativo contemporâneo.

Entre excelentes trabalhos como Paint a Picture de 2005 – que apresentou o rapper ao grande público – e 100 Miles & Running de 2007, Wale apresentou em maio de 2008 aquela que pode ser compreendida como sua melhor obra (pelo menos por enquanto), The Mixtape About Nothing. Utilizando como base a temática do seriado norte-americano Seinfeld, o rapper fez nascer um dos mais intensos (e criativos) projetos musicais daquele ano, mobilizando um conjunto de versos repletos de acertos e uma base instrumental calcada inteiramente no uso de samples e elementos sonoros vindos diretamente da série em questão.

A boa repercussão da mixtape não se concretizou quando no ano seguinte seu primeiro álbum de estúdio foi apresentado, algo que Wale tenta inverter agora com a chegada de sua segunda obra oficial, Ambition (2011, Maybach Music/Warner Bros.). Fazendo jus ao título do trabalho, o rapper e sua fundamental massa de colaboradores fazem brotar um trabalho tomado pela ambição, concentrando uma soma de faixas que tratam sobre abusos com drogas, mulheres, as festas além de “pequenas” exaltações ao ego de seu enunciador.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=C_0PnbdDhTQ?rol=0]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=p9kdRQv4m5Q?rol=0]

Sempre marcado pelo vasto número de colaboradores em seus trabalhos – desde a primeira mixtape nomes como Bestie Boys, Jay-Z e Kanye West figuraram com destaque ao lado do rapper -, o norte-americano promove em seu novo trabalho mais uma série de fundamentais encontros. Cada uma das composições que preenchem o disco trazem Wale acompanhado de nomes de destaque da música contemporânea, seja na hora de produzir as canções e dividir os vocais, ou mesmo na construção dos versos que delimitam grande parte do trabalho.

Contabilizando exatos 60 minutos de duração, o álbum traz desde nomes memoráveis de colaboradores como Diplo, Kid Cudi e Ne-Yo até indivíduos pouco conhecidos do grande público, mas que acabam auxiliando na construção das melhores faixas de todo o trabalho. Bom exemplo disso está em Sabotage, que traz o ainda desconhecido Lloyd, ou ainda Lotus Flower Bomb, primeiro single do disco e faixa que praticamente apresenta o californiano Miguel, uma das grandes novidades do R&B norte-americano.

Diferente de seu anterior trabalho, em Ambition Wale consegue costurar tanto doses imoderadas de uma sonoridade mais pop e acessível – algo bem explicitado por suas pendências aos R&B -, como sequências que o aproximam diretamente de seus primeiros trabalhos, revelando uma tonalidade totalmente alternativa. A sonoridade híbrida que se apresenta acaba por revelar um artista maduro, ainda capaz de dialogar com seu antigo público, embora esteja mais do que preparado para dominar novos territórios e ouvintes.

 

Ambition (2011, Maybach Music/Warner Bros.)

Nota: 7.5
Para quem gosta de: Big Sean, Curren$y e Wiz Khalifa
Ouça: Sabotage e Chain Music.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.