""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco: “Cancer For Cure”, El-P

El-P
Hip-Hop/Rap/Alternative
http://www.definitivejux.net/

Por: Fernanda Blammer

Cancer for Cure, mais novo álbum do produtor El-P e R.A.P. Music, sexto e mais recente trabalho do rapper norte-americano Killer Mike não foram lançados quase simultaneamente por coincidência. Embora funcionem como registros individuais e se apoiem em referências praticamente opostas, ao observarmos atentamente os dois trabalhos é possível estabelecer uma estranha aproximação entre eles. É quase como se um desse sustento e reforço ao outro, cobrindo toda possível falha ou mínimo erro que possa surgir eventualmente.

Enquanto o novo disco do rapper de Atlanta, Georgia – produzido por El-P – trata quase estritamente de questões sociais e políticas, esboçando a dura realidade das pessoas que sobrevivem nos guetos norte-americanos, com o recente projeto o nova-iorquino nascido no bairro do Brooklyn busca dar novo acabamento ao mesmo assunto. Menos crítico, o produtor foca em questões pessoais para dar formas aos versos do registro, algo que composições como Stay Down, The Full Retard e Works Every Time traduzem com o que parece ser uma rápida passagem pelo cotidiano do artista, um oposto da temática ampla e questionadora do colega.

Entretanto, se a obra de Mike se expande pelos versos, então Cancer for Cure cresce naturalmente pelas batidas. Em atividade desde princípios da década de 1990, El-Producto (nascido Jaime Meline) teve na explosão da cena nova-iorquina a principal influência para suas composições. Logo, da mesma forma que o parceiro rapper, o produtor tem no lançamento do recente álbum o melhor registro de toda a carreira, algo que os beats pulsantes, as transições pela eletrônica e até algumas doses de Industrial Rock acabam revelando. Mais uma vez, o lançamento em “conjunto” não é uma simples coincidência.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=8kFGRZuV-sM]

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=lF8NuE5AdNA]

Como se brincassem com o contraste constantemente, enquanto Mike atravessa o registro dele quase solitário, assumindo de forma individual tanto os versos como os vocais, El-P opta pelo contrário. Há desde a participação do já iniciado Danny Brown em Oh Hail No e, claro, Killer Mike em Tougher Colder Killer, até a inusitada presença do canadense Nick Diamonds (Ex-The Unicorns, Islands) na melancólica Stay Down – artista que inclusive contribui com arranjos que definem a composição. Até Paul Banks (Interpol) – que para surpresa de muita gente é um grande apaixonado por hip-hop – dá as caras na comercial Works Every Time.

Talvez o elemento que mais aproxime os dois trabalhos seja a aura obscura que se estende sobre ambos. Enquanto nos versos proclamados por Killer Mike há sempre um forte teor pessimista, fruto das letras pesadas e por vezes dolorosas montadas por ele, na sonoridade construída por El-P o mesmo sintoma se torna evidente logo na canção de abertura. Tanto a parceira com o músico canadense como a faixa de encerramento $4 Vic/FTL (Me and You) é visível esse caráter denso e pesaroso, mecanismo que preenche, mesmo que em pequenas doses, boa parte do trabalho.

Da mesma forma que o trabalho de Killer Mike parece se apoiar inteiramente em cima de referências típicas das que caracterizaram o hip-hop da década de 1990, em novo registro El-P surge rodeado pela mesma inspiração. Tanto as batidas, como os scratches e versos que se anunciam na faixa The Full Retard, por exemplo, remetem diretamente ao período. A estratégia distancia ambos do que parece predominar no gênero atualmente, tornando essencial ao meio a força particular dos dois registros. Mesmo distintos e dotados de características próprias, Cancer for Cure e R.A.P. Music aos poucos se completam, formando juntos o que parece ser o maior disco de rap do ano. Caso alguém discorde, vai precisar de muito esforço para superar.

Cancer For Cure (2012, Fat Possum)

Nota: 8.2
Para quem gosta de: Killer Mike, Danny Brown e Aesop Rock
Ouça: The Full Retard e Stay Down

Veja também:


0 thoughts on “Disco: “Cancer For Cure”, El-P

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to friend