""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco: “Cansei de Cantar Pra Você”, Búfalo

Búfalo
Indie/Lo-Fi/Folk
http://bufalo.bandcamp.com/

Por: Cleber Facchi

 

Há pouco mais de seis meses, quando Too Young To Think Of Dying, primeiro trabalho da dupla catarinense Búfalo foi lançado, todas as prováveis referências dos integrantes Renan Pamplona e Felipe Mattos pareciam estabelecidas. A tonalidade fria das composições, o aspecto intencionalmente caseiro e precário, além das leves inserções sintéticas ao fundo das faixas apenas reforçava todo um característico conjunto de sons típicos do Lo-Fi norte-americano, ora pendendo para as reverberações ponderadamente chapadas da Chillwave, ora dialogando abertamente com as intimidades do badroom pop.

O conjunto de versos expressos inteiramente em inglês apenas robusteciam a aproximação do duo com o panorama musical lá de fora – cenário cada vez mais próximo da sonoridade nacional, vide o trabalho do capixaba Silva -, feito que a dupla trata de quebrar logo nos segundos iniciais daquele que pode ser considerado a estréia definitiva da banda, Cansei de Cantar Pra Você (2012, Independente). Ainda caseiro e abarrotado e emanações musicais sujinhas, o trabalho de nove faixas (dez, se contarmos a faixa bônus ao final do disco) revela uma forte aproximação da dupla com a música brasileira, transitando tanto pelo samba, como pela calmaria envolvente da bossa nova.

Agora procurando reforço na língua pátria, o duo acaba por transformar cada composição em um delicado exercício musical, uma tentativa envolvente e ainda tímida em falar sobre o amor e todos os elementos que circundam tal sentimento. “Ai amor, não faz assim / Eu não vou fugir de ti / Apaga a luz, vem me cobrir / E Fica aqui até o Sol nascer”, proclamam os dois vocalistas na doce Laranja, curtíssima faixa de encerramento do disco e canção que explicita toda a simplicidade da dupla ao retratar a complexidade de um relacionamento, temática que percorre de maneira singela toda a duração do trabalho.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=yKhBpMGtmz4?rol=0]

Menos hermético e frio que o lançamento anterior, o curto registro de 25 minutos – talvez aí resida o único erro da banda – fornece um pequeno, porém bem estruturado conjunto de músicas. Criações amenas como Dezesseis (“De Surpresa, bem quietinha / Ela chegou e logo foi embora / Sem demora, até logo / Eu Posso esperar…”) e Perdedor (“Não nego, porém que me dói / Continuar a viver sem teu carinho / O culpado sou eu, tão mesquinho…”), que preenchem a simplicidade dos instrumentos com versos calorosos, palavras embarcadas por um forte sentimento melancólico, mas que estranhamente acalentam e confortam o ouvinte, um completo oposto do que fora proposto pelo duo no EP anterior.

A brasilidade da dupla se reforça não apenas nos versos em português sóbrio e nas comportadas rimas, mas nos pequenos trechos de clássicos da música brasileira que acabam por preencher o disco. Não sou a Terra, Não Sou Jesus e Não Sou Nós Dois trazem respectivamente curtos trechos de Seu Libório (Vassourinha), Preciso me encontrar (Cartola) e Meu sofrer (Noel Rosa), inserindo pequenos interlúdios nos espaços entre as faixas e quebrando a linearidade inteiramente compacta do trabalho, como se cada curta inserção agregasse novo valor e resultado ao álbum.

Não mais tão cinzento quanto as anteriores produções da dupla – que incluem também alguns singles -, Cansei de Cantar Pra Você possibilita que pequenas cores se tornem evidentes nos trabalhos da Búfalo, transformando o pequeno registro em um projeto suavemente encantador, um disco que converte a timidez em acerto. Se antes o duo parecia desenvolver uma atmosfera frígida e distante do ouvinte, hoje o resultado é outro, como se uma pequena camada morna aquecesse cada verso, simples acorde e doce melancolia que escorre no desenrolar da melodia.

 

(And if the sleep doesn’t come
We can play Mario Kart all night long
I got you running on the Rainbow Road
Oh, how I Love you)

 

Cansei de Cantar Pra Você (2012, Independente)

Nota: 7.5
Para quem gosta de: Cícero, Marcelo Camelo e Lulina
Ouça: Dezesseis