""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco: “Cosmogramma”, Flying Lotus

Flying Lotus
Electronic/Hip-Hop/Experimental
http://www.myspace.com/flyinglotus

 

Em menos de cinco anos Steven Ellison foi o responsável por três grandes lançamentos através do projeto Flying Lotus. 1983 em 2006, Los Angeles em 2008 e o mais recente Cosmogramma, em que o artista se mostra um exímio maestro da música eletrônica. Unindo as batidas do Hip-Hop em meio a efeitos psicodélicos, Ellison nos entrega um dos melhores discos do gênero lançados neste ano.

O músico que é também responsável por boa parte das vinhetas e músicas que compõem a programação do Cartoon Network, pende para a sonoridade 8-bit na maioria das faixas do novo álbum. Se nos dois trabalhos anteriores, Ellison produzia o que seriam as bases para o disco de algum rapper imaginário, em Cosmogramma a temática parece voltada para a trilha sonora de algum videogame inexistente. Efeitos sonoros que parecem compor algum jogo de aventura da década de 90 se encaixam em meio à programações e teclados viajados, sempre acompanhados de boas batidas eletrônicas.

Seria natural que no decorrer do disco as faixas começassem a se tornar repetitivas e acabassem perdendo a qualidade, contudo Ellison consegue se reinventar em cada uma das 17 canções que compõem o álbum. Dub (Nose Art), electro (Pickled!), psicodelia (Arkestry), jazz (Recoiled) e experimentalismo (Dance of the Pseudo Nymph) vão ecoando com brilhantismo em Cosmogramma.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2uCyv05SG1g]

Steven Ellison ainda vem acompanhado de um time composto por Thom Yorke, Thundercat e Laura Darlington para engrandecer ainda mais algumas faixas do álbum. Em …And the World Laughs with You, Yorke empresta os vocais para uma faixa que parece ter saído de seu trabalho solo, The Eraser. Stephen Bruner, do Thundercat, participa da inspirada Mmmhmm, enquanto Darlington despeja sua voz em Table Tennis, que acaba ganhando uma aura de trip-hop.

As batidas seguem uma linha muito similar em cada uma das faixas, Ellison explora de maneira versátil as camadas e efeitos delas. Dessa forma, o disco flui com tranquilidade e de maneira satisfatória gerando um trabalho que vai agradar tanto àqueles que buscam pela sonoridade do hip-hop, da eletrônica e da música instrumental.

 

Cosmogramma (2010)

01. Clock Catcher
02. Pickled!
03. Nose Art
04. Intro//A Cosmic Drama
05. Zodiac Shit
06. Computer Face//Pure Being
07. ..And The World Laughs With You ft. Thom Yorke
08. Arkestry
09. Mmmhmm ft.Thundercat
10. Do The Astral Plane
11. Satelllliiiiiteee
12. German Haircut
13. Recoiled
14. Dance Of The Pseudo Nymph
15. Drips//Auntie’s Harp
16. Table Tennis ft. Laura Darlington
17. Galaxy In Janaki

 

Nota: 8.4
Para quem gosta de: Teebs, Gonjasufi e Gold Panda
Ouça: Clock Catcher, Recoiled e Table Tennis

 

Veja também:


0 thoughts on “Disco: “Cosmogramma”, Flying Lotus

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to friend