Disco: “Get Along”, Tegan And Sara

/ Por: Cleber Facchi 15/11/2011

Tegan and Sara
Canadian/Indie/Female Vocalists
http://www.teganandsara.com/

Por: Fernanda Blammer

 

Muito embora a fisionomia das irmãs Tegan e Sara Quin escondam sua real idade, o duo canadense já vem de uma vasta carreira musical que ultrapassa os 15 anos de produções quase ininterruptas e constantes apresentações, feito cada vez mais raro mediante o constante desaparecimento precoce de diversos artistas. Escolhendo um registro ao vivo como forma de comemorar esta longa parceria entre as gêmeas de Alberta, Canadá, chega agora Get Along, um trabalho que concentra grande parte das composições que desde 1995 vêm acalentando corações solitários e momentos de pura melancolia.

Seguindo a boa forma de seu último trabalho, Sainthood de 2009, porém embarcadas em uma sonoridade totalmente acústica e intimista, a dupla transforma o presente álbum em um doloroso e sentimental passeio por toda sua extensa discografia – Under Feet Like Ours (1999), This Business of Art (2000), If It Was You (2002), So Jealous (2004), The Con (2007) e Sainthood (2009). Gravado no Warehouse Studios em Vancouver e contando com a presença de um seleto grupo de fãs, o álbum traz desde velhas conhecidas da dupla, como Not With You, até recentes canções vindas diretamente de seu último projeto em estúdio.

Parte fundamental do que garante beleza ao presente registro está na construção de um ambiente reducionista, feito que se encontra de maneira natural ao longo de toda a discografia do grupo. O resultado dessa atmosfera diminuta se materializa em um trabalho quase caseiro, um projeto em que a dupla de cantoras parece posicionada em um palco pequeno, rodeadas apenas de uma mínima parcela de espectadores, fazendo com que o próprio ouvinte seja imediatamente transportado para dentro desse ambiente.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=q5DKIURpris]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zl1jBQHUC5U]

Get Along deixa claras todas suas intenções logo nos momentos iniciais do trabalho, ou mais especificamente através de Alligator e I Know I Know I Know. Enquanto a primeira mobiliza seus esforços para a promoção de um som simplificado e livre de quaisquer possíveis excessos, a segunda preza pelo engrandecimento, incluindo pequenos sintetizadores e uma fluência crescente que possibilita beleza e plasticidade ao trabalho – se não fossem pelas palmas ao final de cada faixa seria fácil confundir o álbum como um disco de estúdio.

Divididas entre a simplicidade e contornos melódicos melhor estruturados, o duo vai aos poucos edificando um trabalho agradável, delimitado por momentos sempre acinzentados, embora muitas composições busquem escapar dessa lógica. Entre clássicos como Nineteen e Monday Monday Monday, a dupla aproveita ainda para visitar algumas canções pouco conhecidas de seus trabalhos, como a quase obscura Call It Off, composição que fecha o quinto trabalho em estúdio das canadenses, The Con.

Visivelmente pensado e arquitetado para agradar aos fãs da dupla, o trabalho se concentra inteiramente na figura das duas vocalistas, evitando qualquer possível parceria ou colaboração com outros artistas, o que pode proporcionar ao trabalho um resultado longe de qualquer mínimo ineditismo ou elemento que possibilite engrandecer a obra do duo. Dentro de seus limites, entretanto, o trabalho agrada de forma satisfatória, desenvolvendo um profundo olhar para a obra da dupla que ainda deve garantir bons frutos ao meio musical.

Get Along (2011, Warner Bros.)

Nota: 7.0
Para quem gosta de: Tegan Quin e Uh Uhu Her
Ouça: I Know I Know I Know

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.