Disco: “Give You the Ghost”, Poliça

/ Por: Cleber Facchi 12/01/2012

Poliça
Indie/R&B/Electronic
http://thisispolica.com/

Por: Cleber Facchi

Poliça

Em se tratando de produção musical é naturalmente óbvio que determinados estilos sejam explorados de maneira cíclica, se ocultando eventualmente para despontar renovados em um futuro próximo. Dessa forma, é possível observar diversos gêneros musicais que atravessaram longos períodos de ostracismo se contrapondo a extensas temporadas de destaque massivo, indo do completo abandono à compreensão absoluta. Depois do resgate da música Chillout (agora Chillwave), do rock lo-fi, do noise (agora noise pop), chega a vez do R&B entrar de vez no cenário musical alternativo, servindo como matéria prima para uma série de registros presentes e trabalhos que ainda hão de vir.

Embora já fosse visível uma forte presença do estilo em idos de 2009, quando a suavidade do The XX ganhou seguidores ao redor do mundo em um curto período de tempo – isso sem mencionar na eterna presença do gênero na música negra norte-americana -, foi somente a partir do ano seguinte que traços mais significativos tornaram-se visíveis. Seja por meio das enunciações lo-fi do How To Dress Well, dos beats sintetizados do Twin Shadow e mais recentemente das tendências proclamadas por James Blake, The Weeknd e toda uma vertente de artistas, o que não faltam são referências que comprovem a expansão do Rhythm and blues em diversos espaços do cenário musical presente.

Também filiados a essa “nova” temática conceitual, o quarteto de Minneapolis, Minnesota Poliça (sim, o nome é realmente estranho) parece encontrar um espaço complexo e levemente renovado para o estilo em suas composições. Intercalando doses de um indie rock sintetizado, o grupo concentra na voz mágica de Channy Leaneagh e nas linhas de baixo vistosas de Chris Bierdan toda a força do projeto, que mergulha fundo na criação de composições densas, músicas que tem os versos melancólicos se movimentando através de uma soma de sons funkeados e quase intimistas.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=H7UQqzt2-xc?rol=0]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=Q4hYT-mYzI4?rol=0]

Cercada de efeitos que ora a puxam para um som etéreo, ora para uma temática palpável e terrena, Leaneagh embriaga o espectador com uma sucessão de canções orientadas por uma relação sorumbática, solitária e que destrincha antigos relacionamentos de forma resolvida, porém ainda amargurada. “E eu ouço você sussurrar algo doce/ Mas já não move nenhum nervo em mim”, proclama uma decidida vocalista em Wandering Star, uma das muitas composições que olham para o passado de maneira direta e não lamuriosa. Canção também que conta com as guitarras características de Michael Noyce, um dos integrantes do Bon Iver e que também contribui para o bom rendimento de Lay Your Cards Out.

Longe de produzir um resultado voluptuoso – peculiaridade quase natural e involuntária de grande parte dos álbuns relacionados ao R&B -, o disco de estréia do Poliça, denominado Give You the Ghost, parece vestir-se com uma capa sóbria, promovendo o nascimento de um registro que se propõe linear e conciso até a última música. Cada faixa parece estabelecer as bases para que a música seguinte possa florescer, resultando em um trabalho que estende uma atmosfera reconfortante por todos os lados, tornando natural o fato de nos entregarmos às composições do disco logo nos minutos iniciais.

Indisposto de guitarras (os únicos instrumentos gravados no disco são os de Noyce) e contando com dois bateristas (Ben Ivascu e Drew Christopherson), o Poliça propõe a criação de um projeto tecnicamente instigante, embora em diversos momentos desenvolva um som pouco inventivo e desgastadamente redundante – de fato a ausência de guitarras acaba pesando. Contando, com um fechamento mais rico e melhor projetado – a partir da sexta faixa, The Marker, o álbum alcança um melhor desempenho – a banda acaba convencendo o espectador, que hipnotizado pela sonoridade e pela voz de Leaneagh não deve tardar em experimentar o disco repetidas vezes.

POliça

Give You the Ghost (2012, Totally Gross National Product)

Nota: 7.5
Para quem gosta de: Little Dragon, The XX e Lykke Li
Ouça:  Lay Your Cards Out e Wandering Star

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/29892691″]

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.