""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco:””, LAKE R▲DIO

LAKE R▲DIO
Witch House/Experimental/Chillwave

No último halloween o que predominou nas centenas de coletâneas e mixtapes virtuais nos blogs pela internet não foi a tradicional música gótica oitentista. Nem mesmo artistas esquizofrênicos ou que fazem alusão a possessões demoníacas e rituais sinistros tiveram a sua vez.

O aspecto sombrio se manteve, mas deu lugar ao Witch House, gênero recente e que explora principalmente a música eletrônica agregando sonoridades Lo-Fi ou de extremo experimentalismo. O nome das bandas dá lugar a símbolos e a musicalidade une percussão agressiva e que se inspira visivelmente nos rituais de sabá de antigos cultos pagãos.

Dentre os inúmeros artistas que vem assumindo o novo gênero está o LAKE R▲DIO com seu disco de estreia “Planet Earth About To Be Recycled”, menos experimental que outros trabalhos calcados no Witch House, porém muito mais conciso. O álbum segue uma sonoridade muito mais próxima de características do Chillwave, contudo diverge da pegada praieira do estilo e que se manifesta em artistas como Gold Panda, Toro Y Moi ou Neon Indian e se aprofunda muito mais nos elementos ocultistas e na sonoridade sombria.

“Planet Earth…” é tão único que se separar até mesmo da própria sonoridade Witch House. Enquanto grupos como oOOoO, Salem, White Ring e †‡†pendem muito mais para o lado Drone Music atingindo padrões sonoros quase inaudíveis o LAKE R▲DIO se mantém diminuto gerando um álbum muito mais intimista que experimental.

O disco parece ser a trilha sonora perfeita para um mundo pós-apocalíptico ou que se prepara para tal evento. “Heaven’s Gate” a faixa que abre o trabalho, com seu texto denso acompanhado de uma música que vai crescendo lentamente, passa essa sensação. Em geral as faixas seguem um padrão. Começam em meio a sintetizadores em looping e logo abrem espaço para que batidas quase ritualistas de bateria eletrônica tomem lugar.

“Lake Kilarney”, “VCR Operation” e “Watcher” fazem jus ao estilo explorado pelo LAKE R▲DIO parecendo versões modernas de rituais de bruxaria. Ouvir o disco do grupo faz com que feiticeiras dançando ao redor de uma fogueira em meio a gritos e expressões assombrosas torne-se visível em sua mente.

 


Planet Earth About To Be Recycled (2010)

1. Heaven’s Gate
2. Every Little THING
3. Lake Kilarney
4. Crush
5. Taps
6. Culture Veins
7. VCR Operation
8. I’ve Been Gone
9. Lungs
10. Binker Part Two
11. VHS Memory
12. Tapeface
13. Watcher
14. Lights
15. Special Thanks

 

Nota: 7.9
Para Quem Gosta De: oOOoO, The XX e Salem
Ouça: Lake Kilarney, VCR Operation e VHS Memory

 

Veja também:

Criador do Miojo Indie, trabalhou como coordenador de Mídias Sociais na Editora Abril, editor de entretenimento e cultura no Huffington Post e hoje é editor de conteúdo no Itaú. Apaixonado por GIFs de gatinhos, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil como presente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to friend