""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco: “Lucky Shiner”, Gold Panda

Gold Panda
Electronic/Chillwave/Glo-Fi
http://www.myspace.com/goldpanda
http://wearebrilliantlydifferent.com/goldpanda/new/

 

Desde que o Chillwave começou a despontar no final de 2008 uma infinidade de artistas se incumbiram de propagar o gênero pelos Estudos Unidos. A ideia simples de produzir música eletrônica em camadas lo-fi, gravadas intencionalmente em baixa qualidade e agregado a sonoridades variadas como canto de pássaros, conversas e chiados no estilo vinil tem se mostrado bem produtiva. Entre os inúmeros artistas que começaram a se destacar, sem dúvidas Gold Panda com seu trabalho de estreia “Lucky Shiner” merece todos os olhares.

Enquanto outros artistas como Neon Indian, Washed Out ou Memory Tapes geram um som com foco em uma temática surf lo-fi, Gold Panda vai até a China e o Japão atrás de sua musica tradicional para produzir o disco. Em todas as quatorze faixas do álbum (as três últimas são bônus virtuais disponibilizados no site do próprio artista) é possível perceber fragmentos da sonoridade oriental que dão o destaque ao trabalho e proporcionam inovação ao estilo.

Em Parents terceira faixa do álbum o artista deixa de lado a parafernalha eletrônica e se resume a uma belíssima canção valendo-se apenas de um violão e ruídos de pássaros ao fundo. Já em After We Talk o uso de instrumentação 8-bit é o que dá destaque a faixa, transportando o ouvinte para dentro de um jogo de video game. Same Dream China é sem dúvidas a melhor faixa do disco e a que mais se apoia na sonoridade oriental mesclando batidas eletrônicas com solos de Koto, um típico instrumento musical japonês.

Quem está acostumado a ouvir musica eletrônica polida com suas batidas secas e tradicionais vai sentir estranheza ao ouvir “Lucky Shiner”. O álbum não foi feito para ser executado em pista ou tocar em baladas comerciais, com certeza funciona muito melhor em um dia ensolarado ou mesmo para quem está atrás de uma sonoridade que una elementos eletrônico com sonoridade orgânica.

 

Lucky Shiner [2010]

01. You
02. Vanilla Minus
03. Parents
04. Same Dream China
05. Snow & Taxis
06. Before We Talked
07. Marriage
08. I’m With You But I’m Lonely
09. After We Talked
10. India Lately
11. You
12. Greek Style
13. Casio Daisy
14. Rush Job

 

Nota: 8.1
Para quem gosta de: Neon Indian, Toro Y Moi e Washed Out
Ouça: You, Same Dream China e Snow & Taxis

 

Criador do Miojo Indie, trabalhou como coordenador de Mídias Sociais na Editora Abril, editor de entretenimento e cultura no Huffington Post e hoje é editor de conteúdo no Itaú. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil como presente.

0 thoughts on “Disco: “Lucky Shiner”, Gold Panda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to friend