Disco: “Mixtape #1”, Starfucker & Skeletron

/ Por: Cleber Facchi 04/04/2011

Starfucker & Skeletron
Electronic/Remix/Hip-Hop
http://www.myspace.com/strfkrmusic
http://www.myspace.com/skeletronmusic

Por: Fernanda Blammer

Ao que tudo indica 2011 é definitivamente um bom ano para o Starfucker. A banda de Portland criada em 2007 não se contenta em lançar apenas seu melhor disco de estúdio até então (Reptilians), como agora volta com uma ótima mixtape. Parceria entre os conterrâneos do Skeletron, a intitulada Mixtape #1 (2011) faz com que grandes nomes do hip-hop contemporâneo como 50 Cent, Lil Wayne e ainda De La Soul ganhem uma repaginada através da inclusão de elementos típicos das duas bandas do Oregon.

Se em 2009 o grupo formado por Joshua Hodges (vocais, teclados, guitarras, bateria), Ryan Biornstad (guitarras, teclados e vocais), Shawn Glassford (baixo, teclados, bateria), e Keil Corcoran (bateria, teclados e vocais) estava mais interessado em mudar de nome – Por quase um ano o quarteto atuou sob a alcunha de PYRAMID – em busca de uma maior aceitação, agora é através desta mescla com o hip-hop que de fato o grupo finalmente consegue se firmar. Divertido, o disco vai pontuando os versos e as batidas já consagradas com um belo acréscimo de teclados e minuciosos elementos eletrônicos quase pueris.

Não apenas ocorre a inserção de elementos pontuais, como sintetizadores coloridos, guitarras tocadas de modo suave ou pequenas reverberações instrumentais abafadas, mas longos trechos inteiros de faixas conhecidas do Starfucker como do Skeletron. Dope Boy Knot, por exemplo, canção vinda da parceria entre Shawty Lo e Gucci Mane ganha uma repaginada com o cruzamento entre a bela Astoria do quarteto de Portland. As batidas levemente suingadas crescem com o enxerto de teclados polidos e vocais pontualmente reconfigurados.

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Um dos melhores casamentos ocorre no mesclar de In Da Club de 50 Cent com Julius do Starfucker. A faixa (uma das mais conhecidas do rapper norte-americano) se encontra com uma das mais belas canções do disco Reptilians, o resultado se transforma em um petardo pop, amarrado pelos versos marcantes do nova-iorquino e conduzido por uma delicada orquestração de sintetizadores. Get Low de Lil Jon e Ying Yang Twins consegue soar ainda mais divertida e dançante com os solos de teclados vindos da faixa Millions.

Se você está pensando que vai encontrar apenas algumas pérolas do hip-hop norte-americano molhadas nos sons do Starfucker e do Skeletron, então prepare-se. Em A Milli, original de Lil Wayne, há desde a inclusão de toda a parafernália eletrônica do grupo de Oregon, como um bem introduzido sampler da faixa Belive de ninguém menos do que Cher.

O mais divertido em Mixtape #1 é ver uma série de faixas sempre carregadas pela postura firme (e muitas vezes nada politizada de seus interpretes), ganhando um toque quase adocicado como é proposto pela sonoridade do Starfucker. A mescla das batidas secas do hip-hop com os suntuosos solos de teclados deixa parecer que canções como I Get Money e Sleep Awake sempre foram assim, um misto de brutalidade com sofisticação.

Mixtape #1 (2011)

Nota: 7.5
Para quem gosta de: Starfucker, Skeletron e Discovery
Ouça: Get Low

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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.