""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco: “RockaByeBaby”, Cassie

Cassie
Pop/R&B/Hip-Hop
http://www.cassiesuper.com/

 

Por: Cleber Facchi

Cassie

Cassie Ventura parece pouco interessada em seguir a mesma repetição de temas e estratégias testadas por boa parte das cantoras norte-americanas. Desde 2006 sem lançar nenhum registro oficial de inéditas, a bela de New London, Connecticut, encontra na medida própria de tempo – aproveitada ainda com o trabalho de modelo e atriz – um percurso irregular dentro da música Pop. Sem exageros, parcos singles e uma carreira que se movimenta quase desinteressada na mesma medida das batidas letárgicas que acompanham a artista, Cassie rompe o hiato com o lançamento da primeira mixtepe da carreira: RockaByeBaby (2013, Bad Boy).

Quem esperava pelo segundo registro solo da cantora – ainda sem título e agendado para 2013 – vai ter de esperar. Uma demora que passa longe de se manifestar como um problema quando temos em mãos o novo e bem sucedido projeto da artista. Com quase 40 minutos de duração, a Mixtape passa longe de assumir um resultado pouco convincente ou de moldes caseiros – algo típico em trabalhos do gênero. Partindo dos mesmos acertos que apresentaram Rihanna no começo de carreira, Cassie e um time imenso de produtores dão formas a um Rap leve, cadenciado pela melancolia comportadas do R&B e trazendo nos pequenos realces sampleados uma forma de aproximação agradável com o pop.

Depois de sete anos parcialmente distante do público, a cantora (ou seja lá quem atua ao lado dela) não poderia ter escolhido uma estratégia mais convincente para regressar à cena. Espécie de aquecimento para o que Ventura deve apresentar em completude nos próximos meses, a mixtape distribui pequenos hits como um chamariz curioso para quem anseia pela entrega do novo disco. São composições que dançam confortáveis, amenizam a ansiedade gerada e provam que a cantora pode se estabelecer com plenitude em um ambiente instrumental que vá além do que fora testado no pegajoso single King of Hearts, de 2012.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=LI0Q0my8a64?rel=0]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=ZO_YmLbHTc8?rel=0]

Por se tratar de uma obra pensada para “preparar o terreno”, em RockaByeBaby Cassie atiça, mas nunca entrega o ouro. Acomodado em sons compactos, o álbum flui em uma proposta livre de exageros, fazendo de Bad Bitches (parceria com Ester Dean) talvez o ponto mais comercial e dançante do trabalho. No restante, apenas canções banhadas por uma sonoridade densa e versos pensados de maneira controlada, feito que alimenta de forma semi-dramática as batidas e a lírica de Addiction, uma das grandes músicas do disco. Sobra ainda a melancolia de I Love It e o R&B amargo de Turn Up, músicas que dão conta de reforçar o disco – sempre mantendo o limite entre a grandiosidade de um registro de estúdio e a “simplicidade” de uma mixtape.

Ainda que “econômico” do ponto de vista do primeiro disco da cantora, o novo registro não priva Cassie de se relacionar musicalmente com outros artistas conterrâneos, sendo justamente nessas pequenas parcerias parte do sustento para a obra. Seja na presença de Wiz Khalifa na faixa de abertura, Paradise, ou Pusha T na soturna Take Care of Me Baby, a colaboração de rappers de destaque da cena norte-americana contribui para a solução erótica e agressiva que lentamente se espalha pelo projeto. O melhor exemplar, entretanto, fica nas mãos do veterano Rick Ross, que auxilia a cantora na execução da sublime Numb.

Mesmo que leve ainda mais tempo para lançar o aguardado segundo disco, o exercício testado na presente Mixtape satisfaz quem há tempos aguarda pelo retorno de Cassie. De fato, se levarmos em conta as limitações que circulam pelo primeiro álbum, RockaByeBaby surge como um registro bem mais estabelecido, mesmo que se contenha para revelar composições maiores ou possíveis colaborações capazes de apresentar a cantora novamente ao grande público. Pode até parecer como um simples “aperitivo”, mas tem gosto de prato principal.

 

Cassie

RockaByeBaby (2013, Bad Boy)


Nota: 7.6
Para quem gosta de: Ciara, Rihanna e AlunaGeorge
Ouça: Numb

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/88040890″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]