Disco: “Spooky Action At A Distance”, Lotus Plaza

/ Por: Cleber Facchi 04/04/2012

Lotus Plaza
Shoegaze/Experimental/Dream Pop
http://www.myspace.com/44626479

Por: Cleber Facchi

Há quem talvez não tenha percebido, mas se existe alguém que pode portar o titulo de gênio dentro da atual safra do rock alternativo, este alguém é o excêntrico Bradford Cox. Seja ao lado dos parceiros do Deerhunter ou mesmo com o particular Atlas Sound, a cada novo projeto em que se envolve, Cox deixa rastros de sua impecabilidade como compositor. Foi justamente essa mesma genialidade incontida que ocultou o primeiro álbum do parceiro e guitarrista Lockett Pundt à frente do Lotus Plaza, um projeto que mesmo com todos os esforços de Pundt acabou soando como uma fraca dissidência daquilo que Bradford vinha desenvolvendo.

Os últimos três anos, entretanto, tiveram novo significado para as composições individuais do músico de Atlanta, Georgia, tanto que com a chegada de Spooky Action At A Distance (2012, Kranky) o artista deixa de lado o tom de aprendizado e a timidez de outrora, para desenvolver um álbum verdadeiramente próprio, rico e muito mais amplo. Cada rebuscado acorde ou densa nuvem de distorção revela a figura de um compositor adulto, abertamente influenciado pelo parceiro do Deerhunter – Bradford se revela em cada mínimo fragmento do disco -, porém interessado desenvolvedor de uma música particular, e que mesmo repleta de influências e referências pode ser chamada de sua.

Passados mais de 20 anos desde o lançamento, Loveless, a obra máxima do grupo irlandês My Bloody Valentine tem no presente trabalho do norte-americano a mais sincera e competente homenagem que o disco poderia receber. Da vinheta de abertura aos colossais agrupados sonoros que se revelam no interior da obra, tudo soa próximo do que Kevin Shields e alguns parceiros desenvolveram há duas décadas, não de maneira copiosa, mas como uma sequência moderna, revitalizada e coerentemente relacionada com o clássico tratado, até hoje a última palavra em se tratando de guitarras distorcidas e da psicodelia cinza que escorre de qualquer fruto relacionado ao rock shoegaze.

Talvez o que mais garanta destaque ao trabalho do Lotus Plaza não seja a bem delineada instrumentação que preenche o disco, afinal, muito do que se manifesta no álbum ecoa visivelmente próximo do que fora proposto pelo Deerhunter no excelente Halycon Digest, em 2010. Em Spooky Action At A Distance o destaque são as letras que se estendem ao longo de todo o trabalho. Menos excêntricas que os poemas musicados escritos por Cox, cada faixa presente parece se aproximar do ouvinte, com Pundt gerando um trabalho honesto, por vezes intimista e inteiramente capaz de abordar temas convencionais como separação (Strangers) e nostalgia (Remember Our Days) de forma renovada e em diálogo com o público.

Instrumentalmente o que mais distancia o presente álbum do projeto anterior, The Floodlight Collective (2009), talvez seja a constante busca de Pundt pela construção de um álbum inteiramente orientado pela experimentação e pela desintegração das faixas. Feito uma nuvem de fumaça, diversas são as faixas que simplesmente se desfazem no ar, com o músico absorvendo abertamente as experiências do Dream Pop e poluindo cada mínimo detalhe do registro com uma psicodelia sóbria e remodelada. Algo bem aproveitado em Dusty Rhodes e principalmente em Out Of Touch, momento em que mais se aproxima da herança deixada por Kevin Shields ou mesmo pelos próprios irmãos Reid (The Jesus and Mary Chain).

Oposto de tantos grupos ou artistas que insistem em se cercar pelas mesmas referências e ensinamentos, em novo trabalho Lotus Plaza/Pundt mostra que é um dos poucos que realmente sabem como controlar e explorar cada mínimo ruído emanado de uma guitarra. Mais do que elaborar pequenas canções sobre abandono ou mesmo exaltar as distorções montadas pelo instrumento que assume, o músico consegue dar acabamento e consistência ao álbum, revelando um trabalho que impregnado por um espírito jovem dialoga de forma surpreendente com os ensinamentos de outros veteranos. Se existe algum gênio por trás do Deerhunter, então Bradford Cox não pode mais assumir esse título de maneira solitária.

Spooky Action At A Distance (2012, Kranky)

Nota: 8.6
Para quem gosta de: Deerhunter, My Bloody Valentine e Atlas Sound
Ouça: Monoliths e Out Of Touch

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.