""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco: “Summertime EP”, Team.Radio

Team.Radio
Brazilian/Dream Pop/Indie
http://www.myspace.com/teamradiooficial

Por: Cleber Facchi

 

É tempo de verão. A brisa refrescante do mar batendo em seu rosto enquanto caminha pela areia fofa da praia, o Sol vermelho em fim de tarde, as noites acalentadas sob um céu límpido e estrelado, mas e a trilha sonora perfeita para isso? Beach Boys ecoando alegremente pelos fones de ouvido? Wavves e suas guitarradas lisérgicas? Ou quem sabe algum novo expoente da Chillwave? Nada disso, a escolha mais acertada para sua temporada de sol e calor vem diretamente de solo brasileiro, mais especificamente da cidade de Recife e atende sob o nome de Team.Radio.

Esqueça as tonalidades Lo-Fi que tanto definiram o rock e a música alternativa norte-americana ao longo dos últimos dois ou três anos, para o quinteto pernambucano formado por Roberto Kramer, Thiago Gadelha, André Maranhão, Arthur Azoubel e Marina Silva, apenas as suaves reverberações do Dream Pop e doses pacatas de um shoegaze etéreo são mais do que suficientes para entrarmos de vez no clima caloroso da estação. Prepare o protetor solar, dê preferência a roupas de cores leves e deixe que Summertime EP passeie suavemente pelos seus tímpanos, anunciando a chegada definitiva do verão.

Talvez aos aficionados por uma sonoridade mais suingada e exaltando de forma grandiosa as tonalidades da estação, acabem por inicialmente estranhar o conjunto de elementos demasiadamente suaves que o grupo apresenta em um primeiro momento. Nada de vocais alegrinhos ou guitarras coloridas que esbanjam toda a performance radiante do período, ao longo de quase 40 minutos é apenas o oposto disso que encontramos no interior ameno da obra. De vocais etéreos no melhor estilo Galaxie 500 a formas instrumentais límpidas que lembram um Mogwai em seus momentos mais brandos e extensos, tudo se movimenta em uma maré de sons pacatos e ondas de vocais que simplesmente se desfazem.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=U2v1hO3dJbg?rol=0]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=mRZD3mqWj8A?rol=0]

Para o quinteto o verão simplesmente parece ganhar novo sentido, surgindo reformulado dentro de uma tonalidade puramente suave e até mesmo preguiçosa em alguns momentos. Tudo ecoa de forma confortável e acolhedora, quase como uma doce brisa em final de tarde, um tipo de ordem que delimita tanto a homônima canção de abertura como a épica música de fechamento, Albatross, com seus mais de 13 minutos de pacatas exposições musicais que praticamente transportam o espectador para um mundo onírico e quase impossível de ser alcançado.

A medida delicada que define todo o trabalho faz com que o registro comece e termine sem que o ouvinte acabe percebendo isso. Como em pequenas ondas o trabalho vai ecoando suavemente, explodindo em alguns pontos, mas mantendo sempre o contorno suavizado e, por opção, controlado. O resultado disso está em um conjunto de faixas que sem perceber acabam tragando o espectador para dentro de seu universo místico, algo bem exemplificado pela fluidez melancólica de Come On (provavelmente a faixa mais completa do registro) ou através dos gracejos levemente ensolarados de Vegas, canção que mesmo adornada por um toque de pós-rock típico dos anos 90 transmite uma serenidade pop pegajosa e irreverente.

Summertime é um registro completo em toda sua extensão. O quinteto de criadores que o gerenciam sabem de maneira hábil como ministrar desde composições voltadas para uma linguagem mais complexa (e quase experimental) até canções mais “simplistas” e capazes de conversar com um público menos exigente. Se a lógica do verão expresso pelo Team.Radio é distorcida da realidade, desculpem, mas ela parece bem mais atrativa e agradável do que a compreensão que existe por aí.

Summertime EP (2011, RockInPress/Sinewave/Popfuzz)

Nota: 8.0
Para quem gosta de: Inverness, This Lonely Crowd e Dorgas
Ouça: Summertime, Vegas e Come On