Disco: “Temporary Internet Files”, HotHotMails

/ Por: Cleber Facchi 03/08/2011

HotHotMails
Brazilian/Electronic/Pop
http://www.annabee.com.br/

 

Por: Cleber Facchi

Não parece, mas lá se vão quase 15 anos desde que o músico britânico Damon Albarn (Blur) em parceria com o quadrinista Jamie Hewlett fez nascer um dos maiores grupos virtuais da história da música, o Gorillaz. A ausência de integrantes em carne e osso não impediu que a boa música do projeto fosse propagada através do quarteto fictício 2D, Noodle, Murdoc Niccals e Russel Hobbs, afinal, de 1998 até hoje o grupo lançou quatro excelentes discos – Gorillaz (2001, Demon Days (2005), Plastic Beach (2010) e The Fall (2010) -, todos trabalhos dignos de desbancar muitas bandas reais por aí.

É dentro desse mesmo universo, intercalando o real com o fictício que nasceu o projeto HotHotMails, banda virtual que é fruto de uma animação e acaba de ter seu primeiro álbum lançado, o anfetaminado Temporary Internet Files (2011, Independente). Embora surja como uma dissidência da série animada Anna Bee – que entre os meses de maio e julho circulou entre os intervalos da MTV Brasil – o trabalho parece ter ganho vida própria, algo bastante perceptível ao longo das explosivas composições que moldam o disco.

Formada por Mika Hypster (voz), Anna Bee, (sintetizador), Bisteca Logout (batidas e programação) e Tuiter Cotori, que cuida do visual da banda, o projeto passeia por um oceano de referências voltadas à cultura pop, mesclando desde o synthpop oitentista até doses de animes e mangá. O resultado é um trabalho que pode ser encarado tanto como uma sátira aos grupos de electropop contemporâneos – tendo Cansei de Ser Sexy, New Young Pony Club e  Kap Bambino como suas principais referências -, assim como podemos ver a banda como uma ativa propagadora da mesma temática.

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Embora Chatroullete (primeiro single do disco) puxe a sonoridade da banda para próximo de um som dançante, mas ponderado é dentro de composições aceleradas ao máximo que o grupo alcança seu melhor desempenho. LogOn, música que abre o disco mostra muito bem esse tipo de acerto, intercalando vocais ágeis em meio a batidas secas e diretas. A chuva de sintetizadores traz reforço extra para a canção, que mantém constantemente um pé tanto nos anos 80 quanto nas produções do novo século, principalmente no electro esquizofrênico do Crystal Castles.

Se ao investir em um som que os aproxima de uma série de grupos símbolos do pop/eletrônico dos anos 2000 o HotHotMails acerta de forma inquestionável, experimentando novas tendências o acerto é ainda maior. Completamente distante do que é proposto na totalidade do álbum, a instrumental WTF? OMG! (Royal Cheese) se revela como o melhor momento do trabalho, com o quarteto cruzando o som orgânico de um saxofone excêntrico com elementos puramente sintéticos, propondo uma composição que quebra de forma brilhante qualquer lógica presente no álbum.

Divertido, o álbum deve acertar em cheio aos fãs de artistas como Copacabana Club, Yelle além dos nomes acima já mencionados. Mesmo que não proponha nada relativamente novo, Temporary Internet Files evita qualquer aproximação com um som tedioso, mantendo ao longo de seus 30 minutos um ritmo empolgado, dançante e pop. Embora devesse investir mais em seu lado “experimental”, ao se manter dentro de uma sonoridade radiofônica e despojada o grupo virtual acerta na mesma medida.

Temporary Internet Files (2011, Independente)

 

Nota: 7.0
Para quem gosta de: Cansei de Ser Sexy, Copacabana Club e Gorillaz
Ouça: ChatRoulette e WTF? OMG! (Royal Cheese)

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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.