Disco: “That’s Why God Made the Radio”, The Beach Boys

/ Por: Cleber Facchi 13/06/2012

The Beach Boys
Rock/Surf/Pop
http://www.thebeachboys.com/

Por: Cleber Facchi

E lá estava meu avô, explicando (talvez pela centésima vez) o processo de produção caseira e fermentação dos vinhos. Comentava quão saborosos eles ficavam com o passar dos anos ou décadas, afinal, “quanto mais antigo, melhor”, dizia ele enquanto afundava o saca-rolhas em um frasco empoeirado que o próprio havia preparado e guardado há mais de uma década no porão silencioso da casa onde vivia. E se “quanto mais antigo melhor”, o que diria meu avô sobre o recente álbum da banda californiana The Beach Boys, um registro que levou décadas, estabeleceu encontros e desencontros, até finalmente ser lançado.

Longe do caráter lendário que tomou conta do disco Smile – registro histórico da banda que estava arquivado desde 1967 e lançado oficialmente no último ano -, o quinteto de Hawthorne, California faz do recente That’s Why God Made the Radio (2012, Capitol) um doce regresso aos primeiros lançamentos da banda. O tempo, eterno aliado do sempre criativo Brian Wilson surge como elemento fundamental para a boa execução do registro, que aparece rodeado por doces e cantaroláveis composições, faixas que se relacionam perfeitamente com o que a banda já vinha desenvolvendo há quase cinco décadas.

Magro – são menos de 40 minutos de duração –, o trabalho incorpora os sempre agradáveis coros de vozes, harmonias de teclados que passeiam por todas as faixas, guitarras constantemente climáticas e toda uma variedade de elementos que nos transportam diretamente para um dia de sol à beira mar. Extensão até pop daquilo que a banda alcançou com o clássico Pet Sounds (1966), o registro concentra um substancial conjunto de boas composições, afinal, são 12 músicas rápidas que se dissolvem de maneira a contribuir com um retrato musical ensolarado.

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Se em termos vocais pouco parece ter mudado desde a última vez em que a banda esteve em estúdio, musicalmente o grupo dá um salto memorável em relação aos últimos discos apresentados no começo da década de 1990. Longe de qualquer (bizarra) aproximação com a música country e bem centrados nas reverberações praianas de outrora, o quinteto – que fica completo com Al Jardine, Bruce Johnston, Mike Love, David Marks e, claro, Brian Wilson – encaixa texturas suaves com uma somatória de instrumentos que incluem ukuleles, pianos, saxofone, violões além de um competente e hipnótico arranjo de cordas. Um verdadeiro catálogo de ferramentas à disposição dos veteranos.

O primoroso jogo de texturas instrumentais se revela como um mecanismo essencial para que cada um dos 12 temas do álbum se manifestem de maneira sempre encantadora. Logo, torna-se impossível escapar das artimanhas sonoras que envolvem as cativantes That’s Why God Made The Radio, Isn’t It Me, Spring Vacation e Shelter, canções que assim como os fundamentais primeiros hits do grupo ecoam de forma a grudar nos ouvidos do espectador e lá estabelecer morada. De faixas que exaltam a beleza da vida (Spring Vacation) até velhas menções aos sons praianos (Beaches In Mind), a cada nova composição o grupo estabelece uma firme conexão com a música proposta por eles há meio século, mantendo sempre o caráter de atualidade e certa dose de renovação.

Por mais que That’s Why God Made the Radio esteja obviamente distante de alcançar o mesmo resultado revolucionário que os antigos tratados da banda, o álbum passa longe de soar como um reencontro marcado apenas pelo caráter lucrativo, algo que os últimos discos de artistas como Gang Of Four, Blondie, The Cars e tantos outros acabaram voluntariamente evidenciando. Da produção ativa conduzida por Brian Wilson, passando pelas letras e vozes, tudo parece construído com empenho, fazendo com que o novo disco (provavelmente o último registro de inéditas do grupo) e retorno do The Beach Boys se relacione diretamente com toda a atual vertente de grupos apaixonados pelos sons litorâneos. Como bem diria meu avô: quanto mais antigo, melhor.

That’s Why God Made the Radio (2012, Capitol)

Nota: 7.6
Para quem gosta de: Brian Wilson, The Byrds e Dennis Wilson
Ouça: That’s Why God Made The Radio e Isn’t It Me

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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.