Disco: “The Of Tape Vol. 2”, Odd Future Wolf Gang Kill Them All

Categories Resenhas

Odd Future Wolf Gang Kill Them All
Hip-Hop/Rap/Alternative
http://oddfuture.com/

Por: Cleber Facchi

Há tempos nenhum coletivo de rappers alcança um nível de reconhecimento do público e um destaque tão grande na mídia quanto o conquistado pelos já não mais garotos do Odd Future Wolf Gang Kill Them All. A mistura esquizofrênica de mentes que compõem o projeto, as distintas frentes musicais que se instalam no cerne dos trabalhos, bem como o caos declarado dos shows (ou mesmo entrevistas) feitos pelo grupo contribuíram para que a enormidade dos componentes do composto fossem mundialmente conhecidos em um curto período de tempo. Tudo isso sem que algum grande álbum ou qualquer poderoso hit fosse lançado.

Mais do que um enorme e desordenado encontro de mentes e frentes musicais, o OFWGKTA se movimenta como uma grande cooperativa musical, uma quase entidade onde seus membros produzem, compõem e crescem em parceria, com cada componente visitando o trabalho do outro e deixando uma marca, mesmo que mínima, dentro dessas distintas produções.Embora centrado na figura polêmica do “líder” Tyler, The Creator, o Odd Future escapa visivelmente dos domínios de um único personagem, algo que The Of Tape Vol. 2 (2012, Odd Future), mais recente trabalho do coletivo transmite em curtos segundos.

Mesmo que já tenham lançado uma série de obscuros trabalhos ao longo dos últimos anos, é com o presente álbum que os californianos de fato marcam a estreia. Conduzido em cima de composições individuais e, claro, faixas montadas entre os integrantes, o registro deixa claro que nem sempre os excessos arquitetados pelo grupo funcionam com a mesma exatidão proposta nas apresentações ao vivo ou performances individuais de cada membro. Apontando para muitas direções e trazendo características individuais de cada um dos componentes, o álbum se perde em diversos momentos, embora consiga em boa parte deles destilar um pouco da essência caótica dos rappers.

Diferente do que fora testado nos três anteriores trabalhos do OFWGKTA – todos lançados pelo próprio selo do coletivo -, em Vol. 2 é visível certa dose de “profissionalismo” dentro da condução do álbum, como se o grupo aos poucos abandonasse a desordem de outrora ou não tivesse mais idade para as realizações irônicas que haviam experimentado anteriormente. Talvez por isso o disco pareça se arrastar em alguns instantes ou não seja capaz de alcançar o mesmo nível de competência conquistado no passado recente do grupo. Até os próprios trabalhos individuais de alguns dos rappers – como BlackenedWhite da dupla MellowHype ou Nostalgia, Ultra do Frank Ocean – parecem muito mais interessantes e dinâmicos.

Os problemas, entretanto, não impedem que algumas ótimas colaborações (ou mesmo faixas individuais) acabem se evidenciando no interior da obra. É o caso das ótimas parceiras entre Domo Genesis, Hodgy Beats e Tyler, The Creator em Hcapd e (principalmente) no bizarro single Rella. Individualmente Frank Ocean (cada vez mais distante do coletivo e focado em uma carreira solo) e The Internet se destacam com amplo distanciamento. Enquanto o primeiro conquista cada vez mais territórios dentro do panorama R&B, o segundo aponta para um direcionamento mais pop e comercial, algo bem próximo do que fora testado anteriormente no primeiro disco solo do rapper, Purple Naked Ladies (2011).

The Of Tape Vol. 2 (assim como o próprio OFWGKTA) não passa de uma enorme vitrine, cheia de formas bizarras, versos peculiares e estranhos personagens. Uma passarela de exatos 63:23 minutos de duração, onde cada rapper aproveita os poucos minutos ou segundos que lhe foram concedidos para expor todos seus dotes ou mínimas qualidades, cabendo apenas ao ouvinte decidir quem ele compra ou não.

The Of Tape Vol. 2 (2012, Odd Future)

Nota: 7.3
Para quem gosta de: Tyler, The Creator, MellowHype e Frank Ocean
Ouça: Rella, 50 e White

Veja também:

Criador do Miojo Indie, trabalhou como coordenador de Mídias Sociais na Editora Abril, editor de entretenimento e cultura no Huffington Post e hoje é editor de conteúdo no Itaú. Apaixonado por GIFs de gatinhos, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil como presente.

0 thoughts on “Disco: “The Of Tape Vol. 2”, Odd Future Wolf Gang Kill Them All

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *