""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco: “The Wildernessless”, Yamon Yamon

Yamon Yamon
Swedish/Indie Rock/Afrobeat
http://www.myspace.com/yamonyamon

 

Experimentalismo, afrobeat e math rock se encontram no primeiro trabalho dos suecos do Yamon Yamon. Formada por Jon Lennblad (vocais e guitarra), Christoffer Öberg-Runfors (bateria) e John Sjöberg (baixo), o trio de Stockholm lança um disco repleto de guitarras aceleradas e ritmo marcante.

Alonso, canção que abre The Wildernessless, de cara nos entrega as guitarras pontuadas do grupo, que muito se aproximam do ritmo gerado pelo Foals e outras bandas de math rock contemporâneas. A diferença está na musicalidade mais voltada à cultura africana. As guitarras parecem uma versão moderna da sonoridade explorada pelos nigerianos do Africa ’70 em sua discografia.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=CqGDOVoPIo0]

Na faixa seguinte, Wang Lee temos mais uma boa dose de guitarras aceleradas em meio a bateria pulsante de Öberg-Runfors. Com No Depression o disco dá uma acalmada após a barulheira das canções iniciais. Em seus mais de seis minutos a faixa segue com guitarras minuciosas e sonoridade diminuta. The Darker Place retoma a levada math rock dançante das primeiras faixas naquele que é o melhor momento do disco.

O melancolismo paira na singela Two Sides, enquanto African Nights é um épico experimental de sete minutos. Faster Walker retorna ao math rock e Every plane is an adventurer é o melhor exemplar embalado pela musicalidade indie rock. The Wildernessless encerra ao som de High class com as sempre presentes guitarras de Lennblad se contrapondo ao baixo de Sjöberg.

O disco conta com bons momentos, mas acaba pendendo muito para a repetição. As guitarras seguem em meio a solos melódicos constantes, que acabam desgastando após a terceira faixa. Por mais que o uso do afrobeat como referência para as guitarras o disco parece seco se elementos adicionais.

 

The Wildernessless (2010)

1. Alonso
2. Wang Lee
3. No Depression
4. The Darker Place
5. Two Sides
6. African Nights
7. Fast Walker
8. Every Plane Is An Adventurer
9. High Class

Nota: 6.5
Para quem gosta de: Foals, Dinosaur Feathers e The Maccabees
Ouça: Alonso, No Depression e High Class