Disco: “There Are Rules”, The Get Up Kids

/ Por: Cleber Facchi 20/01/2011

The Get Up Kids
Indie Rock/Emo/Alternative Rock
http://www.myspace.com/thegetupkids

 

Na ativa desde 1997 quando estreou com o álbum For Minute Mile o The Get Up Kids é uma dessas típicas bandas dos anos 90. Guitarras aceleradas, vocais gritados e em alguns momentos quase voltados para o Screamo além de composições melódicas feitas para prender o ouvinte. Com mais de quinze anos de carreira a banda volta em 2011 experimentando novos sons e texturas para renovar o grupo que quase chegou ao fim há poucos anos atrás.

There Are Rules (2011) é o primeiro lançamento da banda desde que ela chegou “ao fim” em 2005. Após uma bem sucedida turnê do álbum Guilt Show (2004) ao lado do Dashboard Confessional, a união entre os membros da banda não era mais a mesma. Problemas familiares na vida dos integrantes também ajudaram para que o grupo anunciasse o fim de uma carreira que já contava com mais de dez anos de duração. Após o rompimento cada integrante seguiu através de diversos outros projetos paralelos o que lentamente foi motivando-os a um possível retorno, algo que se consolidaria em 2008 e teria sua confirmação no ano seguinte com o lançamento do Simple Science EP.

Veio então, após quase dois anos em estúdio, o quinto álbum da carreira da banda: The Are Rules. E basta uma pequena audição para comprovar que o grupo voltou definitivamente renovado. Marcado pelas guitarras bem construídas de Jim Sputic o álbum segue versátil em seus mais de quarenta minutos de duração. O baixo, os vocais de Matt Pryor e a bateria também não podem ser esquecidos. As canções são organizadas e cada elementos se mostra corretamente inserido no álbum.

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Mas se há alguém que merece o destaque sobre o novo disco é o tecladista James Dewees. O álbum é praticamente marcado por suas teclas eficientes, pontuando milimetricamente as canções do disco numa sonoridade que transita por uma new wave esquizofrênica e toques de post-punk. Boa parte dos principais efeitos do novo álbum é fomentada pela precisão Dewees em suas composições como em Rally ‘Round The Fool e Shatter Your Lungs que demonstra a versatilidade do músico.

Quem também merece destaque é o produtor Ed Rose, que não apenas coordena o rumo dado ao trabalho como é também amigo da banda. A união entre o grupo e Rose é tanta, que em 2003 o quinteto ajudou o produtor a finalizar seu estúdio, o Black Loding Recording, só para que pudesse gravar o álbum Guilt Show (2004). A escolha pelo produtor se deve também ao fato dele já ter produzido uma série de bandas que tem como foco a mesma sonoridade do The Get Up Kids.

O novo álbum une uma banda inspirada e com vontade de retorno com um produtor coerente e que sabe dar os apontamentos certos ao grupo. O resultado é um álbum que mesmo soando dentro da antiga sonoridade da banda e de outros grupos do rock alternativo dos anos 90 consegue renovar e dar ao grupo um aspecto de som muito próprio. Acima de tudo o álbum é um trabalho pop e comercial, mas que consegue ficar bem acima da média de grupos no mesmo estilo que estão no mercado.

 

There Are Rules (2011)

 

Nota: 7.0
Para quem gosta de: The New Amsterdams, Matt Pryor e Saves The Day
Ouça: Automatic

Por: Cleber Facchi

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.