Disco: “TKOL RMX 1234567”, Vários

/ Por: Cleber Facchi 28/09/2011

Radiohead
Electronic/Experimental/Remixes
http://radiohead.com/

 

Por: Cleber Facchi

Aos que alimentavam expectativas em relação ao trabalho que substituiria o “revolucionário” In Rainbows, talvez The King Of Limbs tenha se apresentado tanto como um grande balde de água fria para uns, como mais um trabalho de pura inventividade para a carreira do Radiohead para outros. A completa entrega aos ritmos eletrônicos – algo que a banda já vinha reforçando desde o clássico Kid-A -, os flertes com o 2-step britânico, bem como a escolha por uma sonoridade que aproximava o grupo da carreira solo de Thom Yorke, acabaram por dividir tanto o público quanto a crítica, com os ingleses mais uma vez se posicionando no centro de acirrados debates.

Embora irregular e mal administrado – as duas melhores faixas do álbum, Supercollider e The Butcher só foram lançadas posteriormente em um single especial para o Record Store Day -, o oitavo álbum do grupo de Oxford acabou por revelar mais um pequeno jogo de composições que em nada envergonham a conceitual obra da banda. Entre faixas como Bloom, Morning Mr Magpie e a esquizofrênica Lotus Flower – com seu clipe peculiar -, os britânicos mais uma vez conseguiram voltar boa parte dos olhares para si, resultando em ouvintes que talvez ainda hoje busquem entender do que se trata a mais recente obra do grupo – alguns obviamente frustrados e outros em pleno êxtase.

Dissidência desse oitavo lançamento, chega agora o condensado final de todos os remixes desenvolvidos em cima do ainda recente disco, The King Of Limbs Remixes ou simplesmente TKOL RMX 1234567. Com quase duas horas de duração, o álbum concentra 19 remixes projetados ao longo dos últimos meses por alguns dos principais expoentes da música eletrônica em seus diferentes segmentos. Usando como base as oito faixas que dão vida ao último álbum do Radiohead, veteranos e novatos da cena eletrônica surgem agora para apresentar sua própria interpretação do disco.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=qfD7SG0iRBU][youtube=http://www.youtube.com/watch?v=t6DA4FxUgKA]

Entre nomes badalados do panorama musical contemporâneo como Caribou e Modeselektor – respectivamente responsáveis por Little By Little e Good Evening Mrs Magpie -, quem realmente acaba se destacando ao longo do disco são produtores que há pouco despontaram na música eletrônica. Melhor exemplo disso está na responsabilidade assumida pelo britânico SBTRKT para o remix de Lotus Flower. Originalmente diluída em uma sonoridade obscura e quase hermética, em sua nova concepção a faixa ganha uma característica totalmente voltada para o dubstep incrustado de sintetizadores que o produtor inglês tem desenvolvido, ganhando assim um novo sentido em sua construção.

Há também entre os veteranos aqueles que se destaquem com bastante êxito. Nas mãos de Kieran Hebden (Four Tet), por exemplo, as batidas sintetizadas de Separator se convertem em algo completamente orgânico e quase etéreo em alguns momentos, com o produtor aproximando a composição daquilo que ele desenvolveu em seu último disco, There Is Love In You. Outro que também se destaca é Mark Pritchard (Africa Hitech), que converteu Bloom em uma música ascendente e totalmente reconfigurada.

Por todo o registro há espaço tanto para aqueles que invertem as composições por completo – como Jamie XX, que simplesmente derrete Bloom em uma massa única de som -, como para aqueles que ainda mantém uma mínima característica original das faixas, algo que se exemplifica pela maneira como Anstam reconfigura Separator, mantendo sua constituição bastante próxima de sua sonoridade inicial. Aos que tiveram dificuldade em se aventurar pelas músicas originais de The King Of Limbs, talvez esse amplo catálogo de remixes surja como uma nova possibilidade em se aproximar do último álbum do Radiohead, ou talvez apenas mais uma maneira de observar e ouvir complexo disco por outros ângulos e acústicas.

 

TKOL RMX 1234567 (2011, Independente)

Nota: 7.8
Para quem gosta de: Four Tet, Caribou e SBTRKT
Ouça: Lotus Flower (SBTRKT RMX) e Little By Little (Caribou RMX)

[soundcloud width=”100%” height=”81″ params=”” url=”http://api.soundcloud.com/tracks/20389181″]

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.