""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco: “Too Young To Think Of Dying EP”, Búfalo

Búfalo
Brazilian/Lo-Fi/Chillwave
http://bufalo.bandcamp.com/

 

Por: Cleber Facchi

Durante maior parte do ano a cidade de Balneário Camburiú, no litoral norte de Santa Catarina situa-se como um dos pontos mais movimentados do estado, recebendo em clima sempre festivo turistas que vem do Brasil inteiro (e até de outros países) para desfrutar da temporada de Sol e calor que toma conta do local. Estranho que desse ambiente tão festivo venha o frio e contido Too Young To Think Of Dying EP (2011, Independente) primeiro trabalho lançado pela dupla Renan Pamplona (vocais e efeitos) e Felipe Mattos (vocais, violão, guitarra), personagens que parecem distantes do calor ou do ambiente festivo propagado em sua cidade de origem.

Divididos entre as reverberações sujas da música lo-fi dos anos 90 – talvez anterior a isso, já que em alguns momentos as faixas lembram muito um Daniel Johnston menos excêntrico – e o cenário atual com seus grupos ligados à Chillwave, o duo transita de maneira simples e contida por entre um panorama musical doloroso e recluso. Instrumentalmente, o minúsculo registro se locomove através de sons simplistas, porém tomados de uma densidade obscura, fruto das frequências sujas que são exaltadas através da captação das faixas e que involuntariamente os aproxima daquilo que é produzido atualmente no cenário alternativo internacional.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=yKhBpMGtmz4?rol=0]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=I6tOvDNsmbU?rol=0]

Compostas de pequenos versos e perdidas entre amores do passado (Príncipe e Sincero), momentos de solidão (Pacto) e alguns toques de nonsense (Remorso), as letras do álbum (sempre cantadas em inglês) são claros frutos de dois compositores jovens. Encaixadas de forma coesa dentro da instrumentação que movimenta o disco, as seis canções vão lentamente tragando o ouvinte cada vez mais para dentro de um universo doloroso e claustrofóbico, onde cada acorde rebuscado que é ecoado pela guitarra de Mattos ou mesmo as programações eletrônicas arquitetadas por Pamplona puxam ainda mais o ouvinte.

Não há como contestar o quanto o EP parece moldado para um público bem específico. A completa ausência de sons límpidos e a ambientação hermética que delimita os quase 15 minutos do trabalho excluem qualquer tipo abertura para um som acessível ou minimamente comercial. Entretanto, quem se aventurar a experimentar os sons exaltados pelo duo catarinense encontrará dentro de suas composições um puro reduto de sensibilidade e versos moldados de forma sincera.

 

Too Young To Think Of Dying EP (2011, Independente)

Nota: 7.4
Para quem gosta de: Vitecasse, Toro Y Moi e Blackbird Blackbird
Ouça: Pacto

[soundcloud width=”100%” height=”205″ params=”” url=”http://api.soundcloud.com/playlists/908131″]