""

Ano:
Selo:
Gênero:
Para quem gosta de:
Ouça:
Nota:

Disco: “Weathervanes”, Freelance Whales

Freelance Whales
Folk/Indie Pop/Indie
http://www.myspace.com/freelancewhales
http://www.freelancewhales.com/

Quase todos os anos somos presenteados com um bom lançamento de algum grupo de musicalidade folk até então desconhecido.  Em 2007 foi o Bon Iver com o clássico instantâneo For Emma, Forever Ago. No ano seguinte Fleet Foxes com seu disco homônimo quem cumpriu tal função. Sem comparações com os discos anteriores, mas em 2010 quem parece lutar pelo posto é a suave Freelance Whales com seu debut Weathervanes.

Se o disco pudesse ser definido em uma palavra seria “delicado”. A abertura do trabalho ao som da faixa Generator 1st Floor é uma bela definição da palavra que caracteriza o álbum. Teclados, pandeiro, banjo, xilofone, guitarra, violões e vocais quase angelicais, uma variedade de instrumentos e sons encaixados com perfeição. A qualidade musical não fica restrita apenas à canção que abre Weathervanes. Kilojoules, Broken Horse e The Great Estates são boas mostras do folk pop produzido pela banda.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=hpvQXovrzyQ]

Além dos violões e da sonoridade orgânica o Freelance Whales pende fortemente para uma levada de música eletrônica em boa parte das faixas do disco. Não espere nada pulsante, até porque seria incondizente com a sonoridade restante do álbum. Em geral, as batidas eletrônicas são despojadas e vêm acompanhadas de suaves acordes de violão e banjo. Independente da fusão de sons, em nenhum momento o disco soa como um amontoado incoerente de estilos. Quem se interessa por Dntel e The Postal Service vai se sentir satisfeito ao ouvir Weathervanes.

O bom funcionamento do disco se dá pela maestria de seus membros e o total domínio de seus instrumentos musicais. Ao vivo, a banda executa o álbum com perfeição tocando as faixas de uma maneira que soem idênticas ao registro ou que se reconfigurem de maneira positiva. Weathervanes é uma boa mescla de música pop e instrumentação suave, e não há melhor escolha para o Freelance Whales começar sua carreira do que essa.

Weathervanes (2010)

Nota: 8.1
Para quem gosta de: Belle and Sebastian, The Postal Service e The Shins
Ouça: Generator 1st Floor, Hannah e Starring