Experimente: Baleia

/ Por: Cleber Facchi 14/01/2012

Por: Cleber Facchi

.

O indie rock, o brega e o eletrônico, elementos cada vez mais presentes na produção independente nacional parecem não se abrigar no interior do grupo carioca Baleia. Nadando contra a maré, o imenso projeto composto de sete integrantes parece se acomodar em águas nostálgicas, incorporando elementos do jazz, pitadas de bossa nova e doces camadas de um pop vintage e revigorante. Lembrando em diversos momentos os franceses do Novele Vague em seus melhores momentos e sempre cantando em inglês, o projeto concentra em três vocalistas boa parte do peso de suas canções, algo que o toque agradabilíssimo da suave Killing Cupids ilustra com perfeição.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PPS0lGsPxAE&w=640&h=360]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=iVqCF9-uHd8&w=640&h=360]

Além da produção impecável de composições próprias, o septeto aproveita para investir em alguns covers, entre eles a sedutora What Goes Around Comes Around, uma das grandes músicas que esboçam a boa fase de Justin Timberlake e que nas mãos (e vozes) do grupo se converte em uma criação dançante e despojada, dialogando de maneira fervorosa com as composições típicas das montadas para os clubes de jazz dos anos 40 e 50. Embora ainda não disponha de nenhum registro oficial, a banda prepara para março um primeiro EP, registro que deve contar com o mesmo ritmo fervilhante que se evidencia nas atuais composições do grupo.

.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=LZ6Fvc1urxo&w=640&h=360]

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.