Grouper: “Unclean Mind”

/ Por: Cleber Facchi 28/07/2021

Há sete anos, Liz Harris decidiu revisitar uma série de composições produzidas e gravadas anos antes, durante um período de residência artística na região de Aljezur, em Portugal. O resultado desse processo está na entrega do que talvez seja o principal trabalho da cantora e compositora norte-americana, Ruins – 7º colocado em nossa lista com Os 50 Melhores Discos Internacionais de 2014. Pouco menos de 40 minutos em que a musicista californiana utiliza de captações de campo, ruídos domésticos e vozes submersas como estímulo para a produção de faixas sempre delicadas.

Para a produção de Shade (2021), primeiro trabalho de estúdio desde Grid of Points (2018), Harris decidiu seguir um caminho bastante similar. São composições que, embora inéditas, foram produzidas e coletadas pela cantora em um intervalo de mais de 15 anos. É o caso da recém-lançada Unclean Mind, música escolhida para anunciar a chegada do novo disco, mas que parece saída dos primeiros registros autorais de Harris, como o cultuado Dragging a Dead Deer Up a Hill (2008), de onde vieram preciosidades como Heavy Water/I’d Rather Be Sleeping e Traveling Through a Sea.


Shade

01 Followed The Ocean
02 Unclean Mind
03 Ode To The Blue
04 Pale Interior
05 Disordered Minds
06 The Way Her Hair Falls
07 Promise
08 Basement Mix
09 Kelso (Blue Sky)

Shade (2021) será lançado em 22/10 on Kranky.


Grouper – Unclean Mind

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.