Iceage: “Under The Sun” (VÍDEO)

 

A jovialidade explicita nos inaugurais New Brigade (2011) e You’re Nothing (2013) pode ter ficado para trás, entretanto, o claro amadurecimento na composição dos arranjos e, principalmente, versos assinados por Elias Bender Rønnenfelt trouxe novo significado (e frescor) ao som produzido pelo Iceage. Do punk sujo dos primeiros discos, a ponte para um ambiente claustrofóbico, denso e cada vez mais pessoal, cuidado que se reflete de maneira explícita no quarto álbum de inéditas da banda dinamarquesa, Beyondless (2018, Matador).

Onde antes brotavam versos curtos e niilistas, vide a crueza detalhada em faixas como Collapse e Broken Bones, hoje crescem poemas lentos e angustiados, sempre intimistas. “Eu disse que você precisa disso, você precisa disso, você precisa disso novamente / Confie em mim, essas emoções arbitrárias nunca te deixarão transcender / Faça-me verdadeiro“, clama a voz embriagada de Catch It, música em que Rønnenfelt deixa crescer o eu lírico melancólico que serve de base para toda a execução do trabalho. Leia o texto completo.

Parte do excelente Beyondless – trabalho recomendado na nossa lista dos Melhores Discos Internacionais do primeiro semestre –, Under The Sun foi a canção escolhida para se transformar no mais novo clipe do Iceage. Trata-se de uma parceria entre a banda dinamarquesa e o florista japonês Azuma Makoto, artista que já trabalhou em diversos editoriais de moda e que buscou inspiração no vídeo de 1983 para This Charming Man, um dos clássicos dos Smiths, gravado especialmente para a BBC.

 

Iceage – Under The Sun