James Blake: “Retrograde”

/ Por: Cleber Facchi 08/02/2013

James Blake

.

James Blake finalmente conseguiu aperfeiçoar o que vem experimentando há mais de três anos. Outrora fascinado pela eletrônica tramada de forma matemática pelos encaixes certeiros do dubstep, o cantor e produtor britânico fez da relação com o R&B/Soul uma possibilidade de transformação para sua obra – assim como para o próprio gênero. Colecionando referências distintas de cada um de seus trabalhos anteriores, Retrograde, como o título já aponta, passa pelo looping hipnótico de CYMK, dança ao som dos teclados crescentes de Love What Happened Here até valorizar cada nuance intimista do que o artista acomodou no lançamento do primeiro disco solo em 2011.

Como resultado, a faixa cresce em uma medida que vai do brando ao sedutor em instante, explodindo em um refrão que pesca sem dificuldades logo na primeira audição. Com essa proposta de forte apelo vocal, a música naturalmente firma Blake como um soulman de força incontestável, um dos grandes da nova geração. Melancólica e grandiosa na mesma intensidade, a nova faixa surge para anunciar a chegada do segundo álbum do músico, Overgrown, trabalho que será oficialmente lançado no dia oito de Abril e deve continuar o que o artista iniciou no clima sorumbático do elogiado debut.

.
Retrograde
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/78278216″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]
James Blake – Retrograde

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.