Lollapalooza 2015: sete coisas que você precisa saber antes de ir ao festival

m-LOLLAPALOOZA-980x645

Jack White, Pharrell Williams, Calvin Harris e The Smashing Pumpkins, estas são algumas das atrações do Lollapalooza Brasil 2015. Entretanto, antes de chegar até o Autódromo de Interlagos – casa do festival nos dias 28 e 29 de março -, preparamos uma série de dicas que vão facilitar (e muito) sua vida durante o evento.

1. Carro, Ônibus ou Metrô?

Para o Lollapalooza 2015, a organização do evento, CET e Prefeitura Municipal de São Paulo preparou um novo plano especial para incentivar o uso de transporte público. Com base nas últimas edições do evento, principalmente a última, também realizada no Autódromo de Interlagos, o uso do Metrô/CPTM continua como a melhor opção de acesso ao festival – principalmente para quem não mora em São Paulo. Assim como na edição anterior, todo o percurso do Metrô Autódromo até a bilheteria do evento deve contar com policiamento, atendentes e sinalização, facilitando o acesso aos shows. O único problema? A volta para casa. Espere por uma estação lotada, filas e longo tempo de espera – principalmente na noite de sábado.

Dica: compre as passagens para o metrô (ou ônibus) com antecedência. Em 2014, quem estava com passagens em mãos e permaneceu na fila/agrupamento para entrar no metrô teve acesso (um pouco mais) rápido com o bilhete em mãos. Não esqueça de ir ao banheiro antes de sair do Autódramo – você pode levar horas em pé, antes de chegar em casa.

2. Você vai caminhar muito…

Assim como na edição 2014 do Lollapalooza Brasil, a distância entre os palcos continua enorme. São mais de 900 metros entre os shows do Axe e Onix. Quem já conhece a travessia pelo Autódromo de Interlagos conta com algumas vantagens, entretanto, novatos devem cansar nas primeiras curvas (e morros) espalhados por toda a área, principalmente na região do Kidzpalooza e Lolla Market.

Dica: para acelerar entre um palco e outro, corte pela grama e evite os cercados de barreira no placo Axe. Sair um pouco antes do fim de cada show pode evitar que você fique parado no meio do caminho. Botas e tênis fechados são essenciais. Não esqueça da água.

3. Casaco ou filtro solar? Os dois!

Sol quente durante o dia, chuva (forte) no começo da noite. Esta é a previsão do tempo para os dois dias de Lollapalooza Brasil. Durante o dia, boné/chapéu, roupas leves e muito protetor solar devem garantir a proteção necessária para o público. No fim da tarde, não esqueça de um casaco leve ou jaqueta, afinal, venta muito na região do autódromo. Sandálias e calçados abertos? Nem pensar! Invista no uso de botas, tênis confortáveis e calçados fechados – principalmente os frequentadores do palco Onix.

Dica: Se o dinheiro está sobrando para você, parabéns, mas que tal economizar, comprando sua capa de chuva antecipadamente? Em festivais, capas plásticas, finas e transparentes costumam ser mais caras do que capas amarelas, um pouco mais reforçadas, encontradas em qualquer loja. Não esqueça de guardar equipamentos eletrônicos e protetor solar em compartimentos separados – sempre dá m&#%@.

4. Fique calmo: você pode passar (muito) tempo parado.

Um dos principais problemas do Lollapalooza 2014 foi a dificuldade de transitar entre os palcos da área de acesso do Autódromo – em 2015, a região próxima aos palcos Axe e Skol. A julgar pela disposição do mapa, o mesmo problema deve se repetir na presente edição. Por conta da intensa movimentação entre os palcos – além do Chef Stage e da tenda eletrônica, o Palco Perry -, prepare-se para travar no meio do caminho, principalmente na movimentada noite de sábado – lembrou o fim de Lorde e começo do Muse?

Dica: corte pelas laterais. A aglomeração é menor e os pequenos montes de terra/grama funcionam como alternativas para a circulação. Se ficar parado no meio do caminho, não se desespere. Na dúvida, quando a noite começar, assista aos shows de um palco específico, ou entre os mais próximos – Axe-Perry, Axe-Skol, Skol-Perry, Skol-Onix

5. Quando a fome bater…

O grande problema em qualquer festival ou evento de música são as aglomerações em áreas (de alimentação) próximas aos palcos. Está morrendo de fome ou sede? Busque espaços alternativos. No Autódromo, evite as barracas na região do palco Skol. Na edição 2014 do Lollapalooza, as tendas de alimentação dos palcos Perry e Axe permaneceram vazias a maior parte do tempo. Logo, se a larica bater…

Dica: Está louco para experimentar as refeições “gourmet” do Chef Stage? Chegue mais cedo. Em 2014, durante os dois dias do evento, depois das 16:00 circular pela tenda era praticamente impossível.

6. Guarda-Chuva ou Pau de Selfie? Esqueça!

Assim como o porte de guarda-chuvas e outros objetos pontiagudos são barrados em grande parte dos festivais, o “adorado” Pau de Selfie não poderia ficar de ficar da lista de itens proibidos. Câmeras profissionais também serão barradas na bilheteria do evento – o que não impede o uso de smartphones e câmeras amadoras. Diferente dos anos anteriores, a lista de objetos proibidos ou libertados no Lollapalooza Brasil já pode ser encontrada na íntegra.

Dica: para evitar furtos, leve apenas mochilas/bolsas resistentes, leves e com poucas aberturas. Não se esqueça: você vai caminhar bastante, então, nada de muito peso. Sacolas e objetos plásticos ajudam a isolar garrafas d’água e o protetor solar de outros equipamentos eletrônicos. Não esqueça de uma sacolinha extra para a capa de chuva. Na hora do show, seja educado, segurando a mochila/bolsa na parte da frente do corpo.

7. Você vai caminhar muito… De novo!

Quem frequenta grandes eventos de música pelo Brasil já sabe: além dos shows, outras atrações e atividades recreativas servem de “passatempo” para o público. Com a edição 2014 do Lollapalooza Brasil não é diferente. Além do (já) tradicional Chef Stage, toda a ára do Autódromo de Interlagos será ocupada por diferentes atividades patrocinadas. O destaque fica por conta da série de apresentações do espetáculo Fuerza Bruta. No site do Lollapalooza você encontra uma lista com todas as ativações espalhadas pelo evento.

Dica: quer aproveitar ao máximo todas essas atividades, performances e brindes? Ora, chegue mais cedo. No período que vai da abertura dos portões até 15:00h atrações localizadas em pontos afastados dos grandes palcos estão quase sempre vazias.

Texto originalmente publicado no Brasil Post.


2 thoughts on “Lollapalooza 2015: sete coisas que você precisa saber antes de ir ao festival

Comments are closed.