Miojo Is On Fire 2012

/ Por: Cleber Facchi 14/12/2012

Miojo Is On Fire 2012

.

Nada de listas de melhores discos, estreias, clipes ou qualquer outra coisa de “relevante” no mundo da música. O que importa aqui é a beleza. Sim, uma vez por ano liberamos nosso lado fútil para eleger os mais gatos e gatas do ano, e se você se incomoda com isso, simples não precisa ler o conteúdo abaixo. Estamos aqui para falar daquele corpinho sedutor que pode até ter chamado atenção pela música (amamos música), mas que atraiu muito mais pelo conjunto da obra. E que conjunto. São 20 artistas – metade homens e metade mulheres – que fizeram nossos corações e mentes se perderem em 2012. Sentiu falta de algum artista? Os comentários estão abertos para isso. Lembre que apenas artistas que lançaram discos durante o ano entrama na lista, então nada de mimimi que “fulano ficou de fora”. Respire fundo, tome um copo d’água se achar necessário e se delicie com as maiores tentações musicais do ano, afinal, Miojo Indie Is On Fire.

.

#10. Lúcio Souza e Hugo Coutinho (SILVA)
O que lançou em 2012
: Claridão

Silva

A música brasileira ficou mais linda em 2012. Primeiro musicalmente com o lançamento de Claridão, depois fisicamente com o contraste entre Lúcio Souza e Hugo Coutinho, as mentes no comando do projeto SILVA. Donos de atributos particulares, enquanto o primeiro (tímido e magrelo) faz as meninas e meninos suspirarem de paixão, o segundo, mais forte (e com um feeling de Caio Castro mais novinho) puxa o “trabalho” para um lado mais “sexual”. Juntos eles assumem a culpa por centenas de hipsters Brasil afora terem se babado em cada nova apresentação.

#09. Jake Bugg
O que lançou em 2012: Jake Bugg

Jake Bugg

As feições nada humoradas do britânico Jake Bugg apenas aumentam o charme e o clima envolvente em torno do jovem músico. Apontado como “o novo Bob Dylan”, o cantor ainda está longe de alcançar a mesma qualidade do músico veterano, tendo na beleza um atributo essencial para a divulgação do próprio trabalho. Espécie de Justin Bieber com cara de homem, Bugg deve deixar a mulherada louca nas apresentações ao vivo, ainda mais quando a voz áspera dele começa a soar. Se novinho assim já ganha pontos, imagine em alguns anos. Cadê o fermento gente?

#08. Eduardo Valiante (Amplexos)
O que lançou em 2012: A Música da Alma

Eduardo Valiante

Ahhhhhh o homem brasileiro, bem nutrido (como diria minha mãe) e da cor do pecado. Eduardo Valiante vocalista da banda Amplexos define com perfeição a frase assinada por Jorge Ben Jor de que o Brasil é “Um país tropical/ Abençoado por Deus/ E bonito por natureza”. E que beleza minha gente, que beleza. Moreno, barbudo e com um sorriso capaz de desarmar qualquer uma, o músico foi fabricado sob medida para balançar o seu coração. Ainda não sabe que presente pedir de natal? Que tal um Eduardo Valiante recém-fabricado, enrolado em papel celofane e pronto para ser desembrulhado?

#07. Michael Angelakos (Passion Pit)
O que lançou em 2012: Gossamer

Michael Angelakos

Tudo bem, Michael Angelakos está longe de ter um corpo atlético e ser exageradamente lindo, mas ele conta com uma vantagem que muitos artistas desta lista não possuem: o charme. De suéter ou de terninho, o norte-americano é aquele cara que você levaria na festa de Réveillon para apresentar à família e receberia elogios o ano inteiro. O melhor de tudo garotas: ele é romântico. Para ter uma ideia, o primeiro EP do Passion Pit é todo dedicado à amada como um presente de dia dos namorados – mais fofo impossível. Se um dia ele aparecer na sua vida, não pense duas vezes: case na hora.

#06. Holger
O que lançou: Ilhabela

Holger

Você pode até não gostar do trabalho da banda paulistana Holger, mas uma coisa é certa: Difícil não querer levar cada um deles para casa, ou melhor, para a cama. Pensando nisso separamos os cinco integrantes do grupo em um pacote especial para você. Sensualidade, erotismo, sacanagem, perversão e um toque de exótico definem cada um dos membros do quinteto, que imersos em um clima tropical vão deixar você morrendo de calor. Tché e Pata são obviamente nossos prediletos, mas já que o pacote é fechado, o jeito é se esbaldar. Que tal você e eles cinco perdidos em Ilhabela?

#05. Alex Scally (Beach House)
O Que Lançou em 2012: Bloom

Alex Scally

Em boa parte dos casos oculto pelo cabelo bagunçado e a barba por fazer, Alex Scally da dupla Beach House é um presente que o deus Dream Pop mandou para agraciar os pobres mortais. Com um visual distinto em cada nova foto, o músico funciona independente do resultado. De bigode ou com o rosto liso, cabeludo ou com os cabelos mais curtos, Scally é um presentinho que desceu dos céus para aumentar nossos suspiros. Inveja de Victoria Legrand que já deve ter visto o garoto de feições tímidas até sem roupa. Por favor: alguém traga esse lindo para o Brasil?! Obrigada.

#04. George Reid (AlunaGeorge)
O que lançou em 2012: Your Drums, Your Love

AlunaGerge

Na maioria das vezes acompanhado da parceira de dupla Aluna Francis, George Reid o rostinho nos comandos instrumentais do AlunaGeorge merece um espaço de destaque só para ele, logo, o quarto lugar na nossa lista é um prêmio mais do que justo. Sem esboçar grandes sorrisos e com um jeitinho de mal encarado, o produtor traz nos olhos azuis e no jeito de moleque um charme raro. E se esses dedinhos fazem milagres com as batidas eletrônicas, imagina na cama – faz de mim uma bateria eletrônica, faz. O melhor de tudo é saber que o trabalho da dupla está só começando. Fotos sem camisa da próxima vez Reid, por favor.

#3. Kevin Baird (Two Door Cinema Club)
O que lançou em 2012: Beacon

Kevin

Existem dois motivos muito claros para se assistir a qualquer show do Two Door Cinema Club. O primeiro diz respeito à ótima performance do grupo britânico ao vivo, já o segundo atende pelo nome e o corpo de Kevin Baird. Caso raro de alguém que consegue ser magrelo e gostoso ao mesmo tempo, o baixista da banda inglesa conhece muito bem a capacidade dele em impressionar o público durante os shows, tanto que em cada apresentação ele para na frente do palco, se exibe, deixa todo mundo com falta de ar, voltando logo em seguida para o que quer que ele esteja tocando.

 

#2. Frank Ocean
O que lançou em 2012: Channel, ORANGE

Frank Ocean

Romântico, bem vestido sensível, com o corpo em forma e facilmente um dos artistas de maior destaque que passaram pelo mundo da música durante o ano. Frank Ocean é tudo que qualquer garota inteligente já desejou na vida. Pena que ele é gay. Ou ainda bem. Imaginem só: esse corpinho moreno se esfregando no seu enquanto os versos de Thinkin Bout You são sussurrados no ouvido? “Do you think about me still?”. Claro que penso Frankzinho, e ainda ofereço casa, comida e roupa lavada em troca de umas noites de amor e R&B.

#01. Daughn Gibson
O que lançou em 2012: All Hell

Daughn Gibson

O principal motivo de Nicolas Jaar ter levado o primeiro lugar no nosso Top 10 do ano passado é bastante simples: além de lindo, Jaar tem cara de homem. E se “cara de homem” é o atributo principal para levar alguém ao topo da nossa lista, o norte-americano Daughn Gibson tem isso de sobra. Com ares de lenhador, o romântico – responsável por um dos melhores discos do ano – tem a estranha capacidade de embasbacar qualquer uma só com o olhar. Barba, corpo sarado e esses braços de trabalhador braçal só melhoram o desempenho do músico. Como se não bastasse, o cara faz um disco em que a imagem da capa é ele mesmo tirando a camisa (!) quer coisa melhor do que isso? Daughn Gibson, o primeiro lugar do Miojo Is On Fire deste ano é seu, como prêmio você leva nossos corações e o corpo de quem quiser.

 .

_________________________________________

#10. Grimes
O que lançou em 2012: Visions

Grimes

Claire Boucher é uma louca, e é justamente por conta disso que a presença dela nesta lista é essencial. Grande responsável pelo Grimes, a canadense desfilou em 2012 chocando muita gente – inclusive quem já estava acostumado com as bizarrices dela. Primeiro lançou uma linha de anéis em formato de vagina, depois apareceu em uma série de fotos chupando os peitos de uma amiga, isso sem contar nas diversas fotos das apresentações ao vivo em que sempre mostra alguns de seus “dotes”. De cabelo rosa e com orelha de abano, Grimes fez o bizarro parecer sexy durante o ano.

#09. Alexis Krauss (Sleigh Bells)
O que lançou em 2012: Reign Of Terror

Alexis Krauss

Parte provável do que define a beleza da norte-americana Alexis Krauss vem diretamente de sua atuação dentro do Sleigh Belss. Sempre explosiva e brincando com o próprio corpo, a cantora transforma os ruídos produzidos pelo parceiro de banda em uma engrenagem para as quase lascivas apresentações ao vivo. Vale ressaltar que pouco antes de começar a carreira com a banda, Krauss era professora do primário, o que deve ter perturbado (no bom sentido) muitos garotinhos e (no mal sentido) pais por toda a escola.

#08. Charli XCX
O que lançou em 2012: Ultra Super Mixtape

Charli XCX

Charlotte Aitchison é dona de uma beleza totalmente particular. Capaz de transitar por terrenos tão opostos, a cada novo ensaio fotográfico da britânica de apenas 20 anos somos apresentados a uma figura totalmente distinta da anterior. Se por um lado Charli se manifesta como uma figura angelical, bem humorada e envolvente, basta bagunçar o cabelo e mudar a expressão para termos uma completa oposição disso. E é justamente ao revelar esse olhar de devassa que a cantora deve ter atraído muita gente por aí – inclusive este que vos escreve.

#07. Cat Power
O que lançou em 2012: Sun

Cat Power

É de fato deselegante revelar a idade de uma dama, não importa ela quem seja, entretanto, Chan Marshall é uma quarentona com tudo em cima. E bota tudo em cima disso. No ano em que completou 40 anos de vida, Cat Power provou estar mais bela do que nunca – talvez até melhor do que nos primórdios da carreira. Agora de cabelos curtos e um ar leve de rebeldia, a cantora ainda deve surpreender muitos ouvintes por aí, afinal, com um rostinho meigo e levemente sedutor como o da foto, difícil não se apaixonar. Se o seu ex só te fez sofrer, venha cá Chanzinha que eu te aconchego, sua linda.

#06. Alex Legrand (Beach House)
O que lançou em 2012: Bloom

Beach House

Tal qual o parceiro de banda Alex Scally, Victoria Legrand, a vocalista do Beach House, parece ocultar intencionalmente seus atributos embaixo de um volumoso cabelo, tornando confusa a compreensão sobre sua beleza. Com um olhar envergonhado e um sorriso sutil, a bela deve fazer os fanáticos por Dream Pop viajarem literalmente pelo mundo dos sonhos – eróticos, claro. Embora desprovida de um corpão, Legrand traz nos vocais etéreos um combustível curioso para atrair qualquer um que passe por perto dela, figuras imediatamente atraídas em direção ao rosto delicado e ainda assim assanhado da cantora.

#05. Bethany Cosentino (Best Coast)
O Que lançou em 2012:
 The Only Place

Best Coast

As formas levemente rechonchudas de Bethany Cosentino são sem dúvidas atributos necessários para a beleza da californiana. Vocalista do Best Coast, a norte-americana de corpo tatuado vem tomando o coração do público há mais de dois anos, desde que as primeiras composições da banda começaram a surgir pela rede. Com olhar forte – embora se entregue aos versos românticos e sofredores -, Cosentino não tem cara de quem aceita desaforos, o que torna a presença da cantora nesta lista praticamente uma obrigação. Me bate, Bethany, me bate!

#04. Céu
O que lançou em 2012: Caravana Sereia Bloom

Céu

Céu, Céu, Céu, se soubesse quantas vezes fantasiei você declamando os versos espalhados por Caravana Sereia Bloom em meus ouvidos. Mantendo aquele olhar lisérgico que parece melhorar a cada ano, a cantora brasileira não é apenas responsável por um dos melhores discos nacionais do ano, mas por uma beleza difícil de não ser apreciada. O melhor de tudo é perceber o quanto o jogo sublime das palavras cantadas por ela se relacionam corretamente com o balancear dos cabelos, o requebrado leve do corpo e todo o arsenal físico da cantora. Não tenho mais dúvidas: quando morrer quero muito ir para o Céu.

#03. Lana Del Rey
O que lançou em 2012: Born To Die/Paradise

Por mais que o jeitinho de sonsa e a sonoridade letárgica até sejam capazes de distanciar Lana Del Rey em uma primeira impressão, não há como se esquivar da capacidade da artista em hipnotizar os homens. Imersa em cenário conceitual que parece ter saído de um filme pornô da década de 1970, a cantora sabe como animar a todos com seu charme estranho, afinal, cada olhar “inocente” da artista vem temperado por um toque discreto de malícia. Se Del Rey é um produto fabricado para atrair o grande público, por favor entregar um exemplar aqui em casa.

 

#02. Azealia Banks
O que lançou em 2012: 1991 EP/Fantasea

Azealia

Ano passado Azealia Banks ficou em 8º lugar na nossa lista das mais belas artistas de 2011, uma posição mais do que justa mediante o conhecimento mínimo da beleza da rapper – ainda limitada às imagens do vídeo de 212. Os meses se passaram, a quantidade de músicas lançadas pela artista nova-iorquina também, e finalmente veio uma nova carga de fabulosos clipes. Azealia, Azealia se você soubesse o quão linda (e sensual) você fica de frente pras câmeras, nunca mais sairia da tela do Youtube. Boca suja e com um jeitinho de safada, Banks queremos mais, muito mais no próximo ano.

.

#01. Sky Ferreira
O Que Lançou em 2012: Ghost EP

Sky Ferreira

Sky Ferreira se apoderou do coração de muita gente em 2012. Cantora, compositora e modelo nas horas vagas, a californiana de olhos cansados, lábios vermelhos e longos cabelos claros deve ter feito muito marmanjo pirar no decorrer do ano, e os motivos não são poucos. Com um jeito de atrevida e extremamente fotogênica, a artista foi pouco a pouco tomando território, transformando o clipe de Everything Is Embarrassing em um verdadeiro achado visual – entenda como quiser. Lembrando uma versão mais jovem (e melhorada) de Madonna, Ferreira deve ganhar ainda mais destaque no próximo ano, motivos para isso ela tem de sobra, e como tem.

.

.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.