Ouça | Massive Attack: “Eutopia”


Inspirado pelo clássico Utopia, do filósofo inglês Thomas More, Eutopia (2020) é mais novo lançamento do grupo britânico Massive Attack. Primeiro registro de inéditas da dupla formada por Robert “3D” Del Naja e Grant “Daddy G” Marshall desde o EP Ritual Spirit (2016), apresentado há quatro anos, o registro visual de apenas três faixas chama a atenção não apenas pelo encontro com o grupo de pós-punk Algiers, o poeta Saul Williams e o coletivo Young Fathers, mas, principalmente, pela interferência direta de três pensadores e ativistas políticos no processo de composição das faixas.

É o caso de Christiana Figueres, responsável pela carta do Acordo Climático da ONU; o teórico da renda básica universal Guy Standing; e Gabriel Zucman, professor por trás da política de imposto sobre a riqueza nos Estados Unidos. O resultado desse curioso processo de criação está na entrega de um material essencialmente político, conceito que tem sido explorado pelo Massive Attack em grande parte dos trabalhos produzidos pela na última década. O último álbum de estúdio da dupla, Heligoland (2010), completou dez anos de lançamento em fevereiro deste ano.





Massive Attack – Eutopia

Jornalista, criador do Miojo Indie e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.