Pequenos Clássicos Modernos

/ Por: Cleber Facchi 28/07/2011

Letuce
Brazilian/Indie/Female Vocalists
http://www.myspace.com/letuceletuce

 

Por: Cleber Facchi

Em 1979 depois de dar à luz ao seu segundo filho, Rita Lee e o parceiro amoroso/musical Roberto Carvalho dariam vida a um dos trabalhos mais sinceros e românticos da música brasileira. Através do homônimo álbum da cantora lançado naquele mesmo ano surgiriam pérolas do romantismo como Doce Vampiro, Chega mais e a clássica Mania de Você, música que segundo conta a própria cantora foi composta em momentos de sexo e pura entrega entre o casal que chegou a estabelecer uma sintonia quase telepática, como a exaltada nos versos “a gente faz amor, por telepatia”.

Exatos 30 anos após o lançamento do apaixonado registro, outro casal, vivendo nesse mesmo limite de paixão lança um trabalho que passeia pela mesma sonoridade musical e amorosa relatada pela dupla Lee e Carvalho há três décadas. Distante da São Paulo que abrigou o anterior casal de enamorados e diluídos dentro do cenário do Rio de Janeiro, Letícia Novaes e o multi-instrumentista Lucas Vasconcellos se engatam em meio aos versos cômicos e românticos no delicioso álbum Plano de Fuga Para Cima dos Outros e de Mim (2009, Bolacha Discos).

Se em 1979, Lee exaltaria versos como “Nada melhor/ Do que não fazer nada/ Só prá deitar/E rolar com você”, anos mais tarde Novaes soltaria de forma bem humorada “Eu não acredito em monogamia/ Mas só quero ficar com você”, dando continuidade a um tipo de amor descompromissado, porém carregado de compromissos com o parceiro. Sempre bem humorada, a bela passeia com sua voz em meio aos acordes suaves exaltados por Vasconcellos, destilando sua voz entre composições cantadas em português, inglês e francês.

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Instrumentalmente vasto, o álbum se mantém dentro de uma sonoridade colorida, atravessando distintas gerações e gêneros da música brasileira e internacional em busca de seus alicerces. Há desde samba como na faixa de abertura Dia de Carnaval, música pop na graciosa Darwin’s Fairy Tale, um rock leve em Piscina Haikai, música lounge em Binóculos, folk na pacata Tuna Fish, além de um toque de rock nacional dos anos 80 e uso de samplers em Potência, resultando em um grandioso mosaico de sons e sensações no passar do disco.

Embora cantem aos apaixonados, o casal ainda se permite apresentar faixas de pura dificuldade amorosa ou pequenas crises de relacionamento, como se cada composição trabalhada ao longo do disco retratasse não apenas histórias deles, mas faixas inspiradas em diversos casos de amor e também de desamor. Isso fica visível logo na abertura do álbum através da divertida Dia de Carnaval, música que movimenta um pequeno conto de traição, utilizando como cenário uma cidade qualquer em época de carnaval.

Acompanhados dos músicos Rodrigo Jardim (baixo) e de Thomas Harres (bateria), o casal mantém como seu pilar único e fundamental ao longo do disco a despretensão. Todas as composições parecem construídas com certa dose de moderação e limite. A busca por uma sonoridade moderada e uma condução simpática fazem com que o registro seja facilmente absorvido pelo ouvinte, que se perde em meio aos casos de amor (ou desamor) retratados pelo casal ao longo de seu gracioso trabalho.

 

Plano de Fuga Para Cima dos Outros e de Mim (2009, Bolacha Discos)

 

Nota: 8.5
Para quem gosta de: Bruno Morais, Tulipa Ruiz e Wado
Ouça: Dia de Carnaval e Potência

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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.