Pequenos Clássicos Modernos

/ Por: Cleber Facchi 02/08/2011

Fernanda Takai
Brazilian/Female Vocalists/Pop
http://fernandatakai.com.br/

Por: Cleber Facchi

Definitivamente o ano de 2007 foi um período de glórias para a musicista Fernanda Takai. Ao lado de sua banda, o Pato Fu, a cantora brilharia unânime através do clássico moderno Daqui Pro Futuro,  oitavo álbum da carreira do grupo mineiro e mais belo registro já produzido pela banda até então. Entretanto foi ao lançar seu primeiro disco em carreira solo, que a cantora se consagraria como uma das grandes vozes da música brasileira. Interpretando clássicos imortalizados na voz de Nara Leão, Takai encantaria a crítica e o público, levando a todos os ouvidos sua doce e suave voz.

Onde Brilhem os Olhos Seus (2007, Do Brasil Música/Tratore) surgiu a partir de um e-mail enviado para Fernanda através do escritor e compositor Nelson Motta, demonstrando interesse em produzir um trabalho em que a musicista revivesse algumas composições eternizadas por Nara Leão. Morta em 1989 em decorrência de um tumor cerebral, a cantora capixaba foi responsável por transformar em verdadeiros clássicos faixas como Debaixo Dos Caracóis do Seus Cabelos, Lindonéia e Trevo de Quatro Folhas, exatas mesmas músicas que Takai traz para junto de sua obra.

Aceita a ideia, Motta assumiu a produção artística do registro, enquanto John Ulhoa, marido de Takai e principal compositor do Pato Fu tomou conta de todos os arranjos e da condução musical do trabalho, convidando o parceiro de banda Lulu Camargo para que este também integrasse a produção do disco. Através de uma sonoridade renovada e repleta de nuances pop similares as utilizadas pelo Pato Fu, o álbum trouxe de volta composições gravadas entre 1964 e 1989, período de tempo em que Leão manteve uma ativa produção musical.

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Mesmo que a similaridade entre as vozes das duas interpretes seja um dos pontos de destaque do disco é através da condução instrumental do trabalho que o álbum ganha seu real valor. Entre teclados açucarados, guitarras policromáticas e uma atmosfera suavizada, Ulhoa vai pavimentando com maestria todo o caminho para que sua esposa transite livremente com sua voz, aplicando meticulosos efeitos eletrônicos em meio a uma musicalidade puramente orgânica, fazendo com que as canções apresentadas pelo disco não sejam mais de Nara, mas sim de Fernanda.

Originalmente adornada por uma musicalidade soturna e melancólica, Com Açúcar, Com Afeto (composição original de Chico Buarque) ganha em sua nova interpretação uma tonalidade inteiramente contemporânea, mesclando guitarras levemente dançantes com teclados tomados de puro despojo, algo bastante similar ao que é proposto em Trevo de Quatro Folhas, em que uma temática quase pueril é o que delimita a canção. Ao longo de 13 faixas o álbum segue de forma radiante, com Takai cada vez mais absorvendo os ouvintes através de sua delicada voz.

Eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como disco do ano e figurando entre as principais publicações nacionais como um dos melhores, se não o melhor, trabalho de 2007, Onde Brilhem os Olhos Seus não se resume apenas em um disco de versões, mas um trabalho de pura criação. Seja pela detalhada e repleta de frescor musicalidade proposta por Ulhoa ao longo do registro ou pela cuidadosa voz de Takai, o álbum se materializa como algo a mais do que uma bela homenagem ao trabalho de Nara Leão.

Onde Brilhem os Olhos Seus (2007, Do Brasil Música/Tratore)

Nota: 8.5
Para quem gosta de: Pato Fu, Nara Leão e Tulipa Ruiz
Ouça: Com açúcar, com afeto

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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.