Pequenos Clássicos Modernos

/ Por: Cleber Facchi 10/11/2011

Jens Lekman
Swedish/Indie Pop/Singer-Songwriter
http://www.jenslekman.com/

Por: Cleber Facchi


Quando há 40 anos os Beatles entregavam a suavidade melancólica do álbum Revolver e os Beach Boys surgiam com sua obra-prima, o harmônico Pet Sounds, não apenas estavam delimitadas as bases para uma série de registros que dariam origem ao rock progressivo na década seguinte, como também nascia ali toda a estrutura que ditaria as regras de uma coleção de obras que marcariam a música dos anos 2000. Grande discípulo dessa escola de composições suavizadas e marcadas por doces harmonias vocais e instrumentais, o sueco Jens Lekman transformou seu álbum de 2007 naquela que pode ser compreendida como a maior herança de toda essa geração de grandes e brandas descobertas musicais.

Circundado por uma gigantesca orquestra de músicos que o auxiliam a edificar um som vasto e bem estruturado, Lekman vai suavemente esculpindo e polindo todas as arestas de Night Falls Over Kortedala (2007, Secretly Canadian), um registro que se dissolve em meio a composições açucaradas, versos carregados de romantismo e um brilho épico que o converteria em um dos grandes álbuns daquele ano. Composto de 12 canções, o trabalho pinta de forma sincera um retrato de seu próprio criador, explorando tanto nostálgicos amores do passado, como declarações afundadas em romantismo e sinceridade.

Surpreendentemente distante da estreia tímida que lhe concedeu relativo destaque em meados de 2004 – com o álbum When I Said I Wanted to Be Your Dog -, o sueco mergulha fundo na produção de um registro primoroso, mesclando momentos de timidez e calmaria com doses de uma estrutura épica que beira a música de arena em alguns instantes. Encantador, o registro converte toda sua dúzia de canções em um assombroso catálogo de faixas memoráveis, fazendo com que cada segundo explorado dentro do registro acabe por proporcionar uma sensação única ao ouvinte.

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Mesmo visivelmente focado no explorar de sons que reforcem a presença de álbuns clássicos de diversos períodos da música, Lekman passa longe de se anunciar como um mero aprendiz. Do começo ao fecho do trabalho o que encontramos é uma sucessão de composições que delimitam a identidade do artista, que não satisfeito em condensar um vasto jogo de melodias suavizadas, acaba tricotando uma instrumentação que une desde elementos puramente voltados para a música erudita com uma percussão calorosa que dialoga diretamente com os ritmos latinos, principalmente com os sons brasileiros.

Como se não bastasse a magnânima sequência instrumental que em diversos momentos se orienta para emocionar o ouvinte, o músico reforça ainda mais a grandiosidade do álbum ao nos presentear com uma sucessão de versos significantes e memoráveis. Seja a melancolia nostálgica de And I Remember Every Kiss, a dor sincera que representa I’m Leaving You Because I Don’t Love You ou as reflexões pessoais de It Was A Strange Time In My Life, todas as palavras, versos ou mínimas inclusões poéticas do trabalho são propostas de forma única, irretocável e capazes de dialogar com diferentes públicos, com Lekman transformando a linguagem das faixas em algo universal.

Grandioso do momento que começa até seus últimos segundos, Night Falls Over Kortedala é de maneira inegável um dos registros mais importantes que surgiram na última década, tanto que seu próprio criador ainda não teve fôlego para apresentar o sucessor de tão memorável disco. De forma resumida, o disco se anuncia como um grande cruzamento musical, um espaço sonoro em que o pop, o erudito, o regional e o romântico se encontram com um único objetivo: proporcionar um grupo de composições capazes de emocionar e embarcar o ouvinte em um mundo de sensações suaves, apaixonantes e épicas.

Night Falls Over Kortedala (2007, Secretly Canadian)

Nota: 9.0
Para quem gosta de: Acid House Kings, Belle and Sebastian e The Magnetic Fields
Ouça: And I Remember Every Kiss e Kanske Ar Jag Kar I Dig

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.