Radiohead: “Radiohead Public Library”

/ Por: Cleber Facchi 21/01/2020

Com mais de três décadas de carreira, os integrantes do Radiohead decidiram revisitar a extensa produção do grupo em um novo e inusitado projeto. Trata-se do Radiohead Public Library, um vasto acervo digital com centenas de músicas, vídeos, apresentações ao vivo em imagens de altíssima qualidade, remixes, projetos gráficos disponíveis para impressão e outros conteúdos que passeiam por diferentes fases da banda britânica. Um criativo catálogo de ideias que tem início em A Moon Shaped Pool (2016), último álbum de estúdio do quinteto, e segue até o introdutório Pablo Honey (1993), obra que apresentou o coletivo formado por Thom Yorke, Jonny e Colin Greenwood, Ed O’Brien e Philip Selway.

Para celebra a chegada do extenso acervo digital, o grupo britânico decidiu presentear o público com uma sequência de obras antes inéditas em algumas das principais plataforma de streaming. É o caso da raríssima I Want None Of This, música originalmente lançada como parte da coletânea Help!: A Day in the Life (2005), que contou com nomes como Coldplay, Gorillaz e Bloc Party, além, claro, de TKOL RMX 8 (2011), seleção de remixes que conta com a assinatura de Jamie XX, Nathan Fake e outros nomes do gênero. O destaque acaba ficando por conta do curioso Drill EP (1992), primeiro lançamento comercial do Radiohead e uma passagem direta para o som produzido pela banda no início da carreia.



Radiohead – Drill EP



Radiohead – TKOL RMX 8



Radiohead – I Want None of This

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.