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Críticas

Bleachers

: "Gone Now"

Ano: 2017

Selo: RCA

Gênero: Indie Pop, Pop Rock

Para quem gosta de: Twin Shadow, Fun. e Lorde

Ouça: Hate That You Know Me, Don't Take The Money

7.3
7.3

Resenha: “Gone Now”, Bleachers

Ano: 2017

Selo: RCA

Gênero: Indie Pop, Pop Rock

Para quem gosta de: Twin Shadow, Fun. e Lorde

Ouça: Hate That You Know Me, Don't Take The Money

/ Por: Cleber Facchi 05/06/2017

Seja como integrante do extinto coletivo Steel Train, membro do Fun., ou mesmo na produção de trabalhos assinados em parceria com diferentes artistas, caso de Grimes, Taylor Swift, Lorde e Carly Rae Jepsen, Jack Antonoff passou grande parte da última década se reinventando. De todo esse universo de referências e colaborações constantes, vem a principal fonte de inspiração para o segundo e mais recente álbum de inéditas do músico de New Jersey como Bleachers, Gone Now (2017, RCA).

Desenvolvido em um intervalo de quase três anos, o sucessor de Strange Desire (2014) mostra que Antonoff continua a se aventurar pelo pop, rock e R&B produzido entre o final dos anos 1980 e início da década de 1990. Fortemente influenciado pela obra de artistas como Bruce Springsteen, Prince, David Bowie e outros personagens de destaque do mesmo período, o músico norte-americano passeia pelo trabalho de 11 faixas reciclando grande parte dessas referências de forma nostálgica e atual.

Batidas e bases ecoadas, guitarras pontuais, sintetizadores essencialmente dançantes, respiros, palmas e voz em coro. Ouvir Gone Now é como sintetizar uma rádio durante a programação de clássicos da madrugada. Fragmentos que se agrupam de forma melódica, proposta reforçada logo na inaugural Dream of Mickey Mantle, uma canção montada a partir de fragmentos, versos e referências instrumentais que abastecem o registro do primeiro ao último acorde, como uma sutil apresentação.

Urgente quando comparado ao som apresentado em Strange Desire, o presente álbum faz de cada composição um estímulo para a faixa seguinte. Pianos e vozes sampleadas que conectam Dream of Mickey Mantle e Goodmorning, sintetizadores e batidas eletrônicas capazes de aproximar a parceria com Carly Rae Jepsen em Hate That You Know Me do pop épico de Don’t Take the Money, música completa pela voz da neo-zelandesa Lorde. Peças que se encaixam de forma a revelar uma obra única.

Repleto de músicas comercialmente acessíveis, Antonoff reserva toda a primeira metade do disco para que o ouvinte seja fisgado sem dificuldades. Um bom exemplo disso está em Everybody Lost Somebody, um soul-rock que dialoga com a mesma atmosfera crescente do Fun. no álbum Some Nights (2012). Um cuidado que não se repete na segunda porção do trabalho, resultado de experimentos, melodias tortas e músicas fracionadas que se flertam com a obra de Ariel Rechtshaid (HAIM, Sky Ferreira).

Embora instável, Gone Now está longe de parecer um tropeço dentro da curta discografia do Bleachers. Pelo contrário, trata-se de um criativo exercício de transformação, como uma necessária ruptura, inquietação e funcional ponto de partida para uma nova fase dentro da carreira do músico norte-americano. Um imenso catálogo de ideias, melodias e versos que se materializam em instantes de claro acerto e momentos de declarada busca por novas possibilidades.

 

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.