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Críticas

Com Truise

: "Iteration"

Ano: 2017

Selo: Ghostly International

Gênero: Eletrônica, Synthpop

Para quem gosta de: Neon Indian, Ford & Lopatin

Ouça: Memory e Drywch

7.0
7.0

Resenha: “Iteration”, Com Truise

Ano: 2017

Selo: Ghostly International

Gênero: Eletrônica, Synthpop

Para quem gosta de: Neon Indian, Ford & Lopatin

Ouça: Memory e Drywch

/ Por: Cleber Facchi 26/06/2017

Para onde seguir depois de um álbum como Galactic Melt (2011)? A resposta para essa pergunta veio na sequência de obras recicladas pelo norte-americano Seth Haley nos anos que sucedem o lançamento do primeiro álbum de estúdio do artista como Com Truise. Uma limitada adaptação de melodias eletrônicas e temas nostálgicos que passa pela coletânea In Decay (2012), lançada logo no ano seguinte, e cresce na série de EPs, como Wave 1 (2014), assinados pelo produtor nos últimos seis anos.

Com a chegada de Iteration (2017, Ghostly International), segundo e mais recente álbum do artista como Com Truise, um novo passeio em direção ao passado. Entre sintetizadores climáticos, Haley faz da inaugural …Of Your Fake Dimension um indicativo da trilha seguida no restante do disco. São melodias eletrônicas que se conectam diretamente à faixa seguinte, Ephemeron, música que utiliza dos teclados como uma adaptação particular dos demais instrumentos que recheiam o disco.

Em Drywch, terceira música do álbum, ambientações contidas que jogam com a formação de pequenas texturas instrumentais. Um som levemente dançante, por vezes íntimo da obra de Cliff Martinez na trilha sonora de Drive (2011). O mesmo diálogo com o cinema volta a se repetir em Isostasy, música que soa como um estranho remix do trabalho do grego Vangelis em Blade Runner (1982), ao mesmo tempo em que se conecta com a obra de veteranos da Chillwave, caso de Ford & Lopatin e Neon Indian.

Composição escolhida para apresentar o álbum, Memory carrega nas batidas um dos principais elementos da obra de Com Truise: a capacidade de fazer o ouvinte dançar. São pouco mais de três minutos em que sintetizadores e beats precisos garantem ritmo ao trabalho do artista, cuidado que volta a se repetir mesmo nos breves respiros da dobradinha formada por Propagation e Vacuume, canções que mostram a versatilidade do artista na manipulação dos sintetizadores.

A partir de Ternay, oitava faixa do disco, Haley tropeça no principal problema dos últimos registros como Com Truise: a repetição de ideias. Ainda que seja difícil não se impressionar com o trabalho do artista em músicas como Usurper e Syrthio, não há como negar a clara reciclagem de experiências que segue até a construção de When Will You Find the Limit…, composição que utiliza dos quase seis minutos de duração como um estranho diálogo do produtor com o passado da música pop.

O mesmo esmero e busca pela construção de um som acessível volta a se repetir na canção de encerramento do disco. Do momento em que tem início até os últimos acordes, Iteration se espalha em meio a diferentes texturas eletrônicas, respiros e instantes de autorreferência, como se grande parte do material produzido pelo artista no decorrer da obra fosse cuidadosamente adaptado e resumido em cada linha melódica, batida ou sample explorado por Haley.

 

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.