Samples & Noodles #08

Por: Rafael Hysper

Samples

.

► O selo paulistano Beatwise Recordings, tem se empenhado em apresentar um cenário específico, quase esquecido, da produção musical paulistana. Dentre do catálogo de lançamentos do grupo, está o mais novo EP do produtor CESRV, One Thousand Sleepless Nights. Décimo lançamento do selo e terceiro registro do produtor, o trabalho concentra mais samples e menos sintetizadores. Essa coleção explícita de referências assume todas as bases em torno da curta obra do artista, que longe de arranjos complexos, busca por um resultado muito mais simplista, mas não menos autêntico. Explorando com cuidado a Soul Music CESRV apresenta um conjunto de nove faixas, canções que mesmo perfumadas pela essência de outros artistas, não distanciam o artista da estética autoral que vem desenvolvendo.

.

.

► Paz Ferreyra, mais conhecida como MISS BOLIVIA, é uma cantora e produtora argentina que representa muito bem o que é chamado de Global Guettotech ou a, cada vez mais presente, cultura dos sons regionais. Dividida entre a cumbia, dancehal, hip-hop e o reggae, Ferreyra parece ter encontrado um composto instrumental diferente em relação ao trabalho de outros artistas próximos. Desde 2008, quando começou oficialmente, a artista vem causando agitação e polêmica por onde passa, efeito potencializado com o lançamento de seu novo álbum, o curioso álbum MIAU. São doze canções trabalhadas dentro de diferentes estéticas, mas que fazem todo o sentido em unidade, exercício que movimenta de forma homogêna toda a composição final da obra.

.

.

► Formada em 2007 por Himself The Majestic (MC) e Froskees (DJ/Produtor), a dupla californiana Shadowrunners está de volta com um autointitulado novo disco. Depois do lançamento da mixtape The Toxic Avengers (2008), a dupla seguiu em projetos solos e parcerias com outros artistas, utilizando dessa interferência externa como uma base para o novo projeto. Mais maduro e consistente, o álbum traz dez faixas de puro hip-hop. São canções que passam pelo já tradicional cenário Beats de Los Angels, encorpando as canções com sons característicos da década de 1980 e 1990, além da influência de videogames e filmes violentos da época. Quem se interessa pelo trabalho de Cities Aviv, Danny Brown e Gucci Mane, vai se interessar em pouco tempo pela proposta da dupla.

.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/playlists/9919529″ width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

.

► Essa semana saiu o álbum dos Yancey Boys, o projeto que une Illa J (irmão do falecido produtor J Dilla) e Frank Nitt. O disco em questão é Sunset Blvd, trabalho composto por rimas excêntricas em cima de batidas resgatadas do próprio catálogo de J. Dilla. São quatorze faixas de natural qualidade, mas que ficam ainda melhores devido à participação ativa de nomes como Common, Talib Kweli e Guilty Simpson durante toda a composição do projeto.

.