Samples & Noodles #12

Por: Rafael HysperSamples

.

São Paulo vem revelando uma cena cada vez mais criativa, autêntica e que em nada deve ao panorama estrangeiro. Foi justamente essa transformação recente e preferências partilhadas entre produtores locais que fez nascer o Gop Tun. Naturalmente versátil, o coletivo vai além do próprio time de DJs, abraçando duas bandas – Hatchets e Schoolbell. Misturando toda essa “energia da pista” e ideias convergentes, o grupo deu vida ao Gop Towers, uma série de EPs virtuais que resumem parte do esforço coletivo de seus autores. Com a chegada do quarto e mais recente lançamento da série, o ouvinte encontra duas faixas autorais, além de duas versões para o trabalho de The National e Caribou. Gosta de nu-disco, deep house e techno? Então experimente.

.

.

O produtor carioca Cybass está de volta. Depois de lançar o EP Hop It pelo selo Beatwise Recordings em julho de 2013, o artista aparece agora com o segundo e mais novo EP – desta vez entregue pelo selo britânico Lost Tribe Records. Mais complexo e volúvel do que o trabalho anterior, as cinco faixas do registro reverberam como um encontro entre elementos dos filmes de ficção cientifica com sons jamaicanos. O trabalho fica ainda mais atrativo com a participação de velhos colaboradores do artista, como CESRV, MJP e Sants. Longe do Drum & Bass das primeiras músicas, Cybass segue investindo cada vez mais no Future Beat.

.

.

Castelan é um produtor nascido em Criciúma, Santa Catarina, mas que atualmente reside na cidade de Porto Alegre. Suas faixas seguem o mesmo clima do R&B “alternativo”, típico de nomes como XXYYXX, Giraffage e Zodiac, mas com pequenos acréscimos de Chillout. Fazendo valer o título do novo EP, Recycle (2014), Castelan usa do trabalho para reciclar uma série de demos e composições antigas. Pequenas ideias agrupadas em um trabalho de gente grande. Com lançamento pelo selo gaúcho NAS, o catarinense/gaúcho entrega um eficiente resumo de si próprio, reservando um novo álbum autoral pras próximas semanas.

.

.

Também do Sul do país, mas agora na cidade de Joinville, o jovem produtor Rheg, membro do selo Winter Club Records, traz seu novo single. Jellyfish Hunt segue a identidade musical do produtor, que mistura e recria sons com base em estilos como Future Beat, Garage e Jersey Club. Apesar de novo, Rheg já lançou diversas musicas nos últimos meses, além de ter participado da ultima compilação do coletivo Brazilian Disco Club. Além do projeto solo, Rheg investe em outros projetos paralelos, como o animadíssimo ASShake, desenvolvido ao lado do amigo e produtor Mixdude.

.