Shameika: “Shameika Said” (feat. Fiona Apple)


Entre as diversas faixas que recheiam o novo álbum de Fiona Apple, Fetch The Bolt Cutters (2020), Shameika talvez seja uma das que mais se destaca. Posicionada logo na abertura do disco, a canção utiliza de memórias da infância como estímulo para a composição dos versos, resgatando uma série de acontecimentos, como o bullying sofrido pela artista por conta do atrito com um grupo de garotas, entre elas, a jovem que dá título à faixa, que a encorajou. Estimulada por conta de um e-mail de uma antiga professora, Apple decidiu reencontrar Shameika, que tem atuado como rapper há mais de 30 anos, e fez disso música.

Juntas, Apple e Shameika Stepney, verdadeiro nome da artista, dividem a recém-lançada Shameika Said. Concebida a partir de fragmentos da versão apresentada em Fetch The Bolt Cutters, a faixa ganha forma em meio a batidas e melodias deliciosamente nostálgicas, como um rap típico da época em que as duas eram crianças. “Continuamos sonhando com aquela época / Mas eu não sabia o que aconteceu / Ela se levantou por mim / Eu gostaria de ter feito o mesmo por ela“, cresce a letra da canção. Em entrevista à Pitchfork, Stepney detalhou a parte dela da história e resgatou memórias da própria infância. Ouça:



Shameika – Shameika Said (feat. Fiona Apple)

Jornalista, criador do Miojo Indie e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.