Vampire Weekend: “Ya Hey”

/ Por: Cleber Facchi 06/05/2013

Vampire Weekend

.

Vampire Weekend

.

Desde que a apresentação ao vivo do Vampire Weekend no SXSW começou a circular em meados de março, Ya Hey se transformou no provável hit isolado que os nova-iorquinos sempre entregam ao público em seus trabalhos. A julgar pelos teclados ordenados de forma plástica, vozes carregadas de efeitos e letra projetada de maneira atenciosa, o novo single chega para ocupar o espaço deixado por A-Punk e Cousins, em uma versão menos acelerada, claro, porém, tão encantadora e até épica em relação aos últimos lançamentos. A diferença está na aproximação de uma sonoridade menos óbvia, eixo assumido também nos anteriores singles do grupo.
Diferente de Diana Young e Step, a nova canção é a que mais aproxima o quarteto norte-americano da herança africana construída desde o primeiro disco, um trabalho que flutua entre as vozes tribais de Fela Kuti e as guitarras descompromissadas do Talking Heads pós-Remain in Light (1980). Além da clara transformação pop que se apodera da música, um eixo experimental – tratado na relação entre vozes e sintetizadores – aproxima o grupo de um novo segmento, eixo instrumental que deve se manifestar com maior detalhe na execução restante de Modern Vampires of the City, previsto para 13 de Maio. Abaixo, o lyric video da canção.

.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=i-BznQE6B8U?rel=0]
Vampire Weekend – Ya Hey

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.