Zola Jesus: “Siphon” (VÍDEO)

 

Batidas densas e ambientações etéreas que apontam para o início dos anos 1980, lembrando um improvável encontro entre o Joy Division no experimental Closer e a boa fase de Kate Bush no clássico Hounds of Love (1986). Versos confessionais, sempre intimistas, como o reflexo de uma artista sufocada pelas próprias desilusões e rupturas sentimentais. Caos transformado em música, conceito que há mais de uma década orienta com naturalidade os trabalhos produzidos pela cantora e compositora Nika Danilova como Zola Jesus.

Primeiro registro de inéditas da norte-americana desde o mediano Tiga (2014), trabalho lançado por um dos braços da gigante EMI, a Mute, o recente Okovi (2017) não apenas marca o regresso da artista ao selo Sacred Bones Records, casa da Danilova desde o inaugural The Spoils (2009), como mostra o esforço da artista em se reinventar dentro de estúdio. Uma obra que claramente preserva a essência dos primeiros trabalhos do Zola Jesus, porém, lentamente se entrega ao diálogo com diferentes temas eletrônicos, soturnos e orquestrais. Leia o texto completo.

Dirigido por Zia Anger, artista que já trabalhou com nomes como Jenny Hval e Angel Olsen, o clipe de Siphon mostra Nika Danilova tentando lavar o próprio sangue com a chuva, reforçando a brutalidade expressa no último álbum da cantora como Zola Jesus, Okovi (2017).

 

Zola Jesus – Siphon