Zombie Songs: Vum-Vum

Esporadicamente o Miojo Indie botará em prática a coluna Zombie Songs. A intenção é ressuscitar bandas que desapareceram tão rápido quanto surgiram. Aqueles grupos que deixaram você louco com alguma canção, lançaram apenas um disco (ou nem isso), tinham tudo para dar certo e de repente, sem mais, despareceram. Hoje sobra apenas aquelas curtas faixas em qualidade péssima, um perfil abandonado no MySpace e o público que ainda sente saudades. Para estrear a sessão: Vum-Vum.

 

Vum-Vum
Brazilian/Indie Rock/Alternative
2004 – 2007

 

Fuçando aleatoriamente algum perfil no Orkut, eis que surge uma estranha banda denominada Vum-Vum (fazendo referência ao doce de leite Mu-Mu em sua foto do perfil). Na ânsia de descobrir bandas novas fui direto para o perfil dos caras no Trama Virtual. Apenas quatro faixas integravam o EP Discos de Roberto, porém estas quatro singelas canções fariam toda a diferença.

O EP contava com Cachecóis em dezembro, Que tipo de otário, Canção Mod e Discos de Roberto, faixas que conseguiam retratar com entusiasmo a força das guitarras indie rock típicas dos anos 90. O Vum-Vum transitava entre a sonoridade de bandas como Pavement e Weezer além de buscar inspiração nos medalhões da Jovem Guarda. Além da sonoridade enérgica do quarteto – a banda era formada por Délia Araújo, Felipe Keller, Lucas “B5” e Pricilla Mezzomo – as letras são dotadas da mais sincera poesia. Se imagine aos 16 anos, depois de ter tomado um pé na bunda e ouvir “Será que não é muita pretensão a sua/Achar que ela está perdidamente apaixonada por você?”.

A Vum-Vum vinha imersa em uma sonoridade que a afastava de bandas como Cachorro Grande e Bidê ou Balda, que na época começavam a tomar fôlego para além do Rio Grande do Sul. O som do grupo estava muito mais próximo do que seria lançado no ano seguinte pela conterrânea Superguidis em seu disco de estreia. As vozes e as guitarras características de Lucas “B5” e Délia Araújo, o baixo de Mezzomo e a bateria desesperada de Keller até hoje superam com facilidade muito do que é lançado por aí.

 


Discos de Roberto EP (2005)

1. Cachecóis em Dezembro
2. Que tipo de otário
3. Canção Mod
4. Discos de Roberto

 

Nota: 8.0
Para quem gosta de: Superguidis, Apanhador Só e Cartolas
Ouça: Que tipo de Otário

 


0 thoughts on “Zombie Songs: Vum-Vum

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to friend